Os assistidos das Casas de Convivência da Prefeitura de Campos vêm relembrando os velhos e bons tempos de arraiá. Mas, no caso da Casa do Parque Tamandaré, os frequentadores tiveram que relembrar também a boa disposição para aproveitar três dias consecutivos de folia.
Que o diga Lúcia de Azevedo, de 67 anos. Na sexta-feira, primeiro dia de festejos juninos, ela chegou ao local às 10h e só saiu às 20h30 – mas, em vez do tradicional quentão, ela abusou mesmo do chá de mate para aguentar o ritmo. Frequentadora do local há 21 anos, a aposentada não só aproveitou para vender torta salgada numa das barraquinhas, como também promove um baile às sextas com um grupo de amigas e o apoio da Casa de Convivência do Tamandaré.
– Minha amiga, Sirley, tem 72 anos, mas é uma das mais animadas. Ficou aqui o tempo todo na sexta, e hoje (30) teve de sair para ir no aniversário do bisneto, mas não duvido que volte daqui a pouco – contou. – Aqui é o melhor lugar para a gente se distrair e fazer novos amigos.
A festa junina da Casa do Parque Tamandaré começou na última sexta-feira, com uma procissão em homenagem aos santos do mês, além de ladainha na gruta que fica no interior da Casa. Ontem e hoje, a festança continuou com apresentações de quadrilha dos assistidos e de convidados, com direito até a casamento na roça organizado por um grupo de teatro. Intitulada de "Arraiá de Chico Bento", a festa junina contou ainda, claro, com barraquinhas com comidas típicas.
– Por mês, são mais de mil assistidos nesta Casa. Eventos como este compõem nossa rede de proteção social, mas também oferecemos todos os tipos de especialidades médicas. É muito gratificante também para nós conviver com eles – disse a assessora da Casa de Convivência do Parque Tamandaré, Eliana Paes.
Além da festa junina e do baile capitaneado por Dona Lúcia, a Casa de Convivência conta com uma série de atividades gratuitas, como aulas de teatro, de canto e violão, orquestra, dança de salão, informática, inglês, alfabetização e até hidromassagem na piscina localizada nos jardins da Casa. No Parque Tamandaré, os assistidos também têm uma ampla rede de atendimento médico, por meio de consultas pré-marcadas nas mais diversas especialidades, assim como de medicamentos gratuitos distribuidos a partir da apresentação de uma receita do SUS.
Além do Parque Tamandaré, os polos de Travessão, Conselheiro Josino e Dores de Macabu também tiveram festa da roça no decorrer de junho. Os eventos fazem parte do Junho Violeta, campanha de conscientização contra a violência ao idoso. Entre as ações de destaque estão os Jogos da Maturidade, uma competição inédita no estado. A final será no dia 22 de julho, com as semifinais