Notícia no detalhe
Conselho de Cultura vai conceder Prêmio Alberto Lamego
O Conselho Municipal de Cultura vai conceder o Prêmio Municipal de Cultura Alberto Ribeiro Lamego e instituiu o regulamento para a escolha da personalidade campista que será homenageada. A portaria 003/2010, do dia 28 de outubro, convoca os integrantes do conselho para a indicação de nomes de expressão nas diferentes linguagens culturais e artísticas do município, estejam vivas ou falecidas, caso em que a família receberá a comenda.
São candidatos naturais, pessoas que tiveram notória contribuição para a sociedade campista. Os membros do conselho terão a chance de indicar até três nomes, expondo no ato, uma justificativa. Os nomes serão apresentados em reunião a ser realizada, quando cada conselheiro poderá defender suas indicações.
Posteriormente serão listados os nomes que receberem maior número de indicações e haverá a votação, quando será conhecido o novo vencedor do Prêmio de Cultura Alberto Lamego. Com a aprovação geral, o nome será publicado no Diário Oficial do Município e será marcada a solendiade para entrega da comenda.
O presidente do Conselho de Cultura, Orávio de Campos Soares, está resgatando o prêmio, criado há cerca de 25 anos, em homenagem ao escritor Alberto Lamego, mas que nos últimos anos estava ignorado.
Alberto Ribeiro Lamego nasceu em 1896, em Campos dos Goytacazes e, ainda criança, foi viver em Portugal, mudando depois para a Bélgica. Em 1913, matriculou-se nos cursos de engenharia, de artes, manufatura e minas, na Universidade de Louvain, em Bruxelas.
Retornou ao Brasil em 1920. Neste mesmo ano, é admitido no Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil. Escreveu livros técnicos, sócio-geográficos da série O Homem e o Meio Ambiente, enfocando a geologia do Rio de Janeiro, as escarpas da Guanabara e a geologia de Campos e da planície costeira, além de inúmeros trabalhos sobre a geologia e os recursos minerais do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, com uma produção científica dificilmente atingida por outros autores.
É autor entre outras obras, dos livros “O Homem e o Brejo", "O Homem e a Restinga", "O Homem e a Guanabara" e "O Homem e a Serra" e “O Solar da Planície e da Senzala”, de cunho geográfico, histórico, ecológico e social. Em 1944, publica "A Bacia de Campos na Geologia Litorânea do Petróleo", onde previa o potencial petrolífero da área. Lamego foi ainda, um dos pioneiros na utilização da fotointerpretação como ferramenta para o mapeamento geológico no Brasil. O poeta, músico e grande pesquisador da terra fluminense morreu em 1985.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/05/2025 17:54:18 Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
- 08/05/2025 15:46:55 Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
- 08/05/2025 15:35:46 Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
- 08/05/2025 14:38:46 Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
- 08/05/2025 12:35:07 Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
0805 15h46Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
0805 15h35Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
0805 14h38Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
0805 12h35Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento