A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram nesta quarta-feira (25), na Praça São Benedito, em Goitacazes, do evento Switch Off 2018, promovido pela Inter TV. O evento é uma caravana da emissora pelo interior do Rio de Janeiro, para orientar a população sobre o sinal digital de TV. As secretarias apoiaram a realização, levando ações e apresentações de programas de cada pasta.
A SMDHS marcou presença através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Goitacazes, os Centros de Referência Especializado em Serviço Social (Creas) II e III, e o setor de Inclusão Produtiva. Ações como essa, fazem parte do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), responsável ainda por acolhida, encaminhamentos, oficinas e acompanhamento familiar, bem como a inclusão em programas sociais.
— O objetivo é trazer à comunidade as finalidades do serviço proposto pelo Cras. Há famílias em situação de vulnerabilidade social, que não conhecem o Cras, o primeiro lugar que devem procurar para chegarem à devida assistência. Temos cerca de 10 mil famílias referenciadas, com trabalho desenvolvido entre Goitacazes e Farol de São Thomé. Algumas localidades são de difícil acesso, o que nos leva a buscar mais proximidade com essas pessoas, propondo ações fora da sede e apresentar o nosso papel. Neste primeiro contato, fazemos as devidas orientações e atendimentos junto aos Creas, para que em seguida possa ser concedido o acompanhamento, caso haja necessidade – contou a coordenadora do Cras de Goitacazes, Rita de Cássia Manhães.
A SMDHS, através dos Cras, encaminha assistidos para a distribuição de kits gratuitos de TV digital, promovida pela Seja Digital - instituição não governamental sem fins lucrativos. A orientação é que para ser beneficiado é necessário estar com o Cadastro Único para Programas Sociais atualizado. A regularização é feita nos Cras.
A gerência de Inclusão Produtiva e Economia Solidária, do Departamento de Programas e Projetos da SMDHS expôs durante o evento, o curso de manicure, um dos cinco cursos idealizados pelo setor. Além deste, também são realizados os cursos de Costura Criativa (voltada para o artesanato), Cabeleireiro, Padaria e Artesanato.
— Trouxemos uma amostra de um de nossos cursos, visando atrair novos alunos. Afinal, a finalidade é promover em pessoas de vulnerabilidade social ou violação de direitos, a autonomia pessoal e econômica, em um incentivo à geração de renda no município – destacou a gerente de Inclusão Produtiva e Economia Solidária, Cláudia Gonçalves. O encaminhamento para o projeto é feito pelos Cras e Creas, e após este processo, o interessado deve se dirigir à sede da SMDHS, localizada na Travessa Santo Elias, no Jardim Carioca.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou ações do Departamento de Enfermagem, programa de Combate ao Tabagismo e do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente (Paismca). Aferição de pressão arterial e medição da glicose, bem como explicações relacionadas ao programa contra o tabagismo e os métodos contraceptivos fizeram parte da iniciativa.
— É um evento muito válido para nós, pois nos traz conhecimento em vários aspectos. Recebi orientações sobre o tabagismo, a saúde de uma forma geral, e também tive orientações com relação ao kit digital. Os cursos também são uma iniciativa atraente, principalmente pelo incentivo à nossa situação financeira — destacou a dona de casa Márcia Rodrigues.