Em pouco mais de três meses, o sistema Tomatec ganhou quatro polos em Campos, com quatro mil pés de tomates plantados no município. Nesta terça-feira (31), o prefeito Rafael Diniz participou do plantio em uma propriedade na localidade do Carvão, encerrando este ciclo em 2018. Além disso, o prefeito anunciou uma nova parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de criação de galinhas poedeiras, para a produção de ovos caipiras, outra vocação regional incentivada pela “Caravana Campos para Além dos Royalties”.
— Com sucesso, estamos implantando o quarto polo do Tomatec no município. É o último plantio de 2018, mas temos a certeza que teremos muitas outras áreas em 2019, sempre com base na união de forças para incentivar as vocações do município. Essa parceria com a Embrapa está sendo fortalecida e, hoje, estamos lançando o projeto da produção de ovos caipiras, gerando uma nova fonte de renda para o médio e pequeno produtor — disse Rafael Diniz, acompanhado da vice-prefeita Conceição SantAnna.
Após colher resultados positivos com o Tomatec, a parceria entre Prefeitura de Campos e Embrapa vai desenvolver o projeto de criação de galinhas poedeiras para a produção de ovos caipiras. Nos próximos dias, a equipe vai visitar uma propriedade em Travessão para a instalação do sistema.
— No passado, os ovos caipiras eram usados para a produção do chuvisco. As doceiras falam que é a melhor opção. Porém, sem a produção na cidade, o produto é trazido de outros locais, o que fica mais caro. Por isso, é mais uma vocação de Campos que precisa ser reativada — disse Marcel Cardoso, vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca) e coordenador da “Caravana Campos para Além dos Royalties”.
Quarto plantio em Campos
Na manhã desta terça-feira (31), o produtor rural Luis Fernando Silva preparou a sua área, no Carvão, para receber mil pés de tomates do tipo italiano. Por questões climáticas da região, o projeto será estendido a partir de março de 2019, atingindo novas áreas do município.
— Nunca tive o interesse de plantar tomates, pois o custo era alto e retorno não era satisfatório. Mas gostei do projeto do Tomatec, achei bem viável, principalmente por não usar agrotóxicos, e decidi apostar. Estou confiante na produção — conta o produtor, cercado pelos alunos da Escola Gonçalo Francisco Nunes que acompanharam a plantação.
Acompanhando o prefeito Rafael Diniz, participaram do plantio representantes dos parceiros do Tomatec em Campos: Embrapa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado do Rio de Janeiro (Pesagro-RJ) e Fórum de produtores rurais AgroNorte. O quarto polo do sistema também contou com a presença de alunos de agronomia da Uenf, além de representantes da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan).
— A primeira fase do Tomatec em Campos tem um saldo muito positivo. Os produtores gostaram do sistema e estão satisfeitos com o plantio. Em Campos, um diferencial é que a parceria entre diversos setores é muito forte. Isso ajuda muito no desenvolvimento do projeto — avalia Adoildo da Silva Melo, um dos criadores do Tomatec.
O primeiro plantio do Tomatec aconteceu em abril, na Fazenda Santa Helena, na RJ-158 (Campos-São Fidélis), a 15 quilômetros do Centro e já está em fase de colheita. O segundo polo, iniciado em junho, fica no Assentamento Che Guevara, na localidade de Marrecas, na Baixada Campista. E o terceiro polo na região de Campo de Areia, também na Baixada Campista, que deu início às atividades na última semana.