Notícia no detalhe
Zumbi lança Projeto Olhares para redescobrir história de Campos
Diferentes olhares da sociedade campista sobre a escravidão, com o lema "Redescobrindo nossa História". Este é o foco do Projeto Olhares, lançado na noite desta sexta-feira (19) no auditório da sede da Fundação Zumbi dos Palmares. O evento faz parte da programação oficial pela Semana da Consciência Negra, que termina neste sábado (20), data em que o líder negro Zumbi dos Palmares é celebrado em todo o país. Ao lançar o Programa, o escritor e pesquisador Hélvio Cordeiro falou sobre a importância do resgate de documentos antigos que dão realce especial à história da escravidão em Campos e à origem de seu povo. Hélvio anunciou que, brevemente, estudantes, educadores, pesquisadores e a população em geral vão ter acesso a um importante documentário na Fundação Zumbi dos Palmares.
Palestra didática do professor Naite Junior sobre a saga dos negros da região do antigo Congo, escravizados pelos portugueses na terra dos índios Goitacazes; apresentação de Maculelê, com instrumentos, vestuário, cantos e lamentos dos escravos e outras expressões culturais apresentadas por adolescentes e jovens de diversas comunidades, sob o comando do professor de Capoeiral Algodão, marcaram a noite de sexta-feira na Fundação Zumbi, num ambiente de reflexão sobre a consciência negra e a valorização das raças. A Semana da Consciência Negra termina neste sábado (20) com manifestação cultural no Pelourinho, principal símbolo da escravidão do município, localizado no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro.
Crianças, jovens e adultos afrodescentes e não afrodescentes, de diversas camadas sociais, estiveram presentes e ficaram atentos à palestra do professor Naite. Ele ressaltou a importância do papel da Fundação Zumbi dos Palmares na implementação de políticas e ações práticas de valorização do negro, através da conscientização e das oportunidades oferecidas aos afrodescendentes e de outras raças, em igualdade de condições, para o desenvolvimento social. O professor falou sobre a origem dos escravos, seus conflitos, o relacionamento com os índios Goitacazes e Guarulhos, as consequências sociais a partir da Lei Áurea (13 de maio de 1888) e fez esclarecimentos sobre raça e etnia, com foco no povo Banto, que povoou e explorou as terras que deu origem ao município de Campos dos Goytacazes, produzindo riquezas para os portugueses e outros países da Europa, através da produção do açúcar, hiper valorizado no tempo do Brasil colonial.
As atividades dos ancestrais negros, o movimento abolicionista que tinha apoio dos republicanos, o perfil da desigualdade histórica das raças, quando os negros desbravavam as riquezas em Campos e na Bahia e, também, as revoltas, foram abordados na palestra. "Que neste 20 de novembro, possamos refletir - sem rancor - no sacrifício e luta dos nossos antepassados, sem casa, sem nome, sem direito à educação, ao lazer, mas que tiveram preocupações com os descendentes - que somos nós da geração de hoje - e com os descendentes próximos", declarou o professor Naite Junior, que teceu detalhes sobre a aglomeração de negros entre íindios Goitacazes e Guarulhos, dando origem a uma importante etnia na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, até hoje bairro mais populoso e de maioria negra em Campos.
Veja aqui a programação deste sábado (20) pelo Dia da Consciência Negra:
20/11/2010 - Sábado
9h - Roda de Capoeira
11h: Roda de Samba com Grupo Ébano.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/09/2025 11:01:47 Repescagem do Transporte Universitário terá atendimento de 15 a 19 de setembro
- 11/09/2025 10:53:13 Setembro Amarelo: Clube da Terceira Idade realiza Tardezinha da Saúde
- 11/09/2025 10:43:07 Palestrante da França no IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais na Educação
- 11/09/2025 09:27:20 Com mais de 24 mil atendimentos, “Social + Perto” comemora 3 anos em evento especial
- 11/09/2025 08:41:32 Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
Repescagem do Transporte Universitário terá atendimento de 15 a 19 de setembro
1109 10h53Setembro Amarelo: Clube da Terceira Idade realiza Tardezinha da Saúde
1109 10h43Palestrante da França no IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais na Educação
1109 09h27Com mais de 24 mil atendimentos, “Social + Perto” comemora 3 anos em evento especial
1109 08h41Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Café reúne artesãos para celebrar o Dia Nacional das Artes