Neste 18 de agosto, é comemorado o Dia do Estagiário. O estágio é o primeiro passo para uma experiência importante na carreira de todo profissional, complementando a formação acadêmica. O programa de estágio da Prefeitura de Campos é um dos mais procurados e o acompanhamento contínuo propicia bons rendimentos dos aprendizes, levando reconhecimento das instituições de ensino.
Como é o caso de José Augusto Alves Batista Júnior, 21 anos, universitário do curso de Licenciatura em Educação Física, pelo IseCensa. Ele foi eleito pela instituição o aluno com maior Coeficiente de Rendimento (CR) pela unidade de ensino. José Augusto está estagiando na Fundação Municipal de Esporte, onde atua no Projeto do Paraesporte. A FME tem mais estagiários nas áreas de Educação Física e Administração.
— Estou trabalhando no Projeto do Paraesporte desde a implantação em abril do ano passado. Ao longo desses 18 meses, aprendi muito. Para mim é mais uma experiência que vou ter na vida profissional. Fazer estágio aqui é ter a oportunidade de aprender o que a sala de aula não pode nos dar, que é a vivência. Tenho ainda a chance de ser atleta parceiro no futsal, bocha e vôlei — destacou José Augusto.
Segundo a subsecretária de Gestão de Pessoas, Rosana Bastos, atualmente, são aproximadamente 550 estagiários com contratos assinados em diversas áreas, como: jornalismo, pedagogia, educação física, farmácia, medicina, odontologia, nutrição, arquitetura, serviço social, direito, administração, recursos humanos, engenharias (civil, elétrica, de produção e Meio ambiente), entre outros órgãos que fazem parte da estrutura da prefeitura.
As áreas administrativas são as mais procuradas. O estágio oferecido pela prefeitura é de 12 meses, com renovação por mais um ano, com um período de recesso de 30 dias. A remuneração é no valor de R$ 954,57, sempre mantendo em dia o pagamento dos estagiários. “O objetivo do estágio realizado na Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes é proporcionar aos alunos, uma experiência profissional, possibilitando aos graduandos, uma aquisição de conhecimentos e competências, bem como, uma relação prática acerca da teoria ministrada em sala de aula”, frisou Rosana.
A pedagoga da subsecretaria, Selene Queiroz, explica que o programa oferece aos estagiários, acompanhamento supervisionado, por uma equipe técnica formada por pedagogo, psicólogo e assistente social.
— O nosso programa de estágio é feito através de processos seletivos, avaliações de perfis, seguindo as demandas. Além disso, faz o encaminhamento e o acompanhamento dos estagiários, através de supervisão psicossocial pedagógica, pois o objetivo principal desse programa, é que o período em que os estagiários estão conosco, eles possam agregar valores, crescimento e aprendizado para a vida profissional, que é o essencial — destacou a pedagoga Selene.
Para o estudante de Engenharia de Produção pela Universo Filipe Ferreira, 29, o período do estágio é o primeiro contato profissional e certamente um diferencial para a carreira, abrindo portas para o mercado de trabalho. “Temos liberdade em sugerir, de trazer novas ideias e novos conhecimentos. Nesses poucos meses que estou estagiando, sempre busquei trabalhar a minha desenvoltura ao me relacionar com as pessoas e, com a ajuda do estágio, obtive networking”, disse.
Também partem dos estagiários da Prefeitura muitas campanhas sociais. Alunos da Estácio de Sá, Leandro Lemos, 34 anos, do Recursos Humanos, por exemplo, já organizou projetos como “Inverno Quente”, na arrecadação de agasalhos doados aos assistidos no Centro Especializado para Atendimento da População em Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), e ainda de arrecadação de brinquedos.