Notícia no detalhe
Música na Escola leva orquestra infantil à unidade da Pecuária
O projeto da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a ONG Orquestrado a Vida, este na escola Presidente Castelo Branco
Para apreciar (e fazer) música não tem idade. A prova disso foi dada na tarde desta sexta-feira (28) na escola municipal Presidente Castelo Branco, na Pecuária, que atende mais de 300 estudantes de Educação Infantil. A unidade recebeu uma edição do projeto Música na Escola, da coordenação de Artes da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a ONG Orquestrado a Vida. Desta vez, a apresentação ficou a cargo da orquestra mirim da organização, que atua com crianças de 5 a 7 anos, justamente a faixa etária da plateia presente.
No repertório, cantigas folclóricas. Todas acompanhadas por palmas e o coro dos espectadores. Fernanda Carneiro, 6 anos, era uma das mais empolgadas. Cantou todas as músicas, aplaudiu de pé e acompanhou a melodia com um violino invisível. “Eu adoro música. Deixa tudo mais feliz”, confessa a pequena.
Para Sarah Pereira, coordenadora de Artes da Smece, o objetivo do projeto é levar a música desde cedo aos estudantes da rede para que eles tenham acesso a construções estéticas diversas. “Esta é a primeira vez que desenvolvemos o projeto em uma unidade de Educação Infantil e a experiência foi muito positiva. Possibilitar o contato do aluno com as diferentes linguagens artísticas, ampliando seu repertório, faz parte do plano pedagógico do ensino de arte. Imagina que lindo todos eles tocando juntos um dia”, sonha a professora que tem formação em música.
A Orquestra Infantil Orquestrando a Vida é formada por cerca de 25 crianças, divididas entre violinos e viola, e regidos pela jovem maestrina Lívia Souza, monitora da ONG e componente da Orquestra Sinfônica Davi Machado. O maestro Luis Maurício Carneiro acompanhou as melodias no piano.
A vice-diretora da unidade, Ana Beatriz Gomes, adorou a iniciativa. “Eles gostam muito de música, interagem, participam. É uma experiência muito agradável e positiva que só tem a somar”, ressalta.
O Música na Escola foi lançado no ano passado e já percorreu unidades escolares de diferentes regiões do município. No último dia 10 de setembro, o projeto esteve na escola Albertina Azeredo Venâncio, em Travessão, com a Orquestra Sinfônica Davi Machado. Na oportunidade, estudantes das escolas Etelvira Martins, Bartolomeu Lizandro, Giró Faísca, Carlos Chagas, Nossa Senhora da Conceição, Guiomar Ramos Paes, além dos matriculados na unidade anfitriã, participaram da apresentação composta por músicas clássicas e populares.
Últimas Notícias adicionadas
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















