A Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) fez o primeiro mergulho nas profundezas do mar, nesta quarta-feira (10), durante a estreia do musical “A Pequena Sereia”, estrelado por crianças e adolescentes de diversos programas desenvolvidos na instituição, no Teatro Municipal Trianon. O espetáculo faz parte da programação do Dia das Crianças, promovida pela Prefeitura de Campos, e na sexta-feira (12) será aberta ao público e gratuita.
A estreia foi para convidados — assistidos da FMIJ, crianças e adolescentes do programa Paraesporte da Fundação Municipal de Esportes, e idosos da superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo — e lotou o teatro. Nesta quinta-feira (11), será a vez de estudantes da rede pública e privada em sessões às 10h e às 14h. E na sexta-feira (12), feriado e Dia das Crianças, a apresentação será gratuita e aberta ao público, uma ótima opção de programação para curtir os pequenos.
O presidente da FMIJ, Fábio Bastos, que ocupa o cargo há cerca de um mês, em substituição pela licença maternidade de Suellen André de Souza, conta que viu de perto o esforço da equipe para a preparação do espetáculo.
— Acompanhei todo o processo de perto durante um mês, desde que assumi a FMIJ substituindo a Suellen e toda a equipe trabalhou duro, deu o máximo de si. O resultado de tanto afinco e dedicação veremos aqui hoje, enquanto teremos a oportunidade de mostrar a todos as tantas formas de arte que desenvolvemos na Fundação Municipal da Infância e da Juventude —disse.
O coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e diretor do musical, João Luiz Melsi, ressaltou que é muito gratificante ver o empenho de todos os profissionais envolvidos e a dedicação dos adolescentes.
— Porém, o mais importante é oportunizar o acesso à cultura, semeando a arte e fortalecendo os vínculos. Alguns adolescentes nunca tinham ido ao teatro e estrearam pela primeira vez já no palco. Fazer a diferença na vida deles é o que nos incentiva ano após ano — destacou.
A história — O musical conta a história da Pequena Sereia Ariel, que sonhava em se tornar humana. Numa das visitas à superfície, escondida de seu pai, o Rei Tritão, Ariel salva o príncipe Eric de um naufrágio e se apaixona por ele, aumentando sua vontade de viver como humana. Na busca da realização deste sonho, a sereia faz um pacto com Úrsula, a bruxa do mar, perde a voz e acaba por se tornar prisioneira da bruxa. Mas, com a ajuda de seus amigos, Ariel consegue rever este feitiço. Venha conferir, no teatro, o desenrolar desta história, até que Ariel, finalmente, encontre o seu lugar.