A equipe do Tomatec participou nesta terça-feira (23) de uma palestra realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), como parte da programação da XVI Semana Acadêmica do Curso de Agronomia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), cujo tema é “Semeando conhecimento: integração da teoria e prática para uma agricultura moderna”.
O tema da mesa foi “Produção de tomates em cultivo sustentável”. Na oportunidade, os técnicos apresentaram para um grupo de 27 estudantes da Uenf o que é o sistema de produção do tomate em cultivo sustentável (Tomatec), quais são as técnicas utilizadas para plantio e manejo de pragas, como foi a implantação no município de Campos, o histórico e as dificuldades enfrentadas, bem como os resultados obtidos.
Participaram do evento o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Marcel Cardoso, e representantes da UFRRJ, Pesagro, Emater-RIO e Fórum Agronorte.
O evento foi uma oportunidade de mostrar aos alunos do curso de Agronomia como funciona na prática o que eles aprendem na Universidade.
“Tivemos a oportunidade de apresentar algumas observações que foram obtidas no decorrer deste ano nos polos do Tomatec implantados aqui no município. Essas foram áreas-piloto e, apesar dos bons resultados obtidos, foi possível identificar algumas deficiências no processo que foram ajustadas para melhorar a eficiência do sistema, uma importante alternativa, de alto retorno econômico para os produtores que aderirem ao programa”, disse Carlos Frederico Veiga, pesquisador da UFRRJ, coordenador do Tomatec.
Os alunos aprovaram e aproveitaram a oportunidade para aprender sobre o sistema de cultivo desenvolvido pela Embrapa.
“Achei o projeto muito interessante. Eu não sabia que existia em Campos, pois quando pensamos em Campos logo pensamos em cana de açúcar e não em tomate. Gostei muito do manejo integrado de pragas e do ensacamento do fruto, diminuindo o custo com defensivos e protegendo o fruto”, Pedro Abib, 8º período de Agronomia. “Gostei muito de a equipe ter colocado em pauta os imprevistos que aconteceram durante a realização do projeto, principalmente em relação ao escoamento de produção e as alternativas que precisaram ser tomadas para o produtor não ter prejuízo. Isso servirá de incentivo aos produtores que quiserem aderir ao projeto”, Ludimila Simões, 8º período de Agronomia.
Após o sucesso do Tomatec em 2018, com a implantação 4 polos de plantio envolvendo agricultores familiares, a Codemca já planeja como será o seu desenvolvimento para 2019.
- Apesar das dificuldades, por ser um projeto piloto e inovador na região, obtivemos resultados muitos bons em 2018. Em 2019 haverá a manutenção de 03 polos atuais e o a implantação de 03 novos. A equipe do programa oferece todo o suporte técnico necessário ao produtor durante o processo de plantio. Essa é uma oportunidade de gerar emprego e renda e fortalecer a economia através da agricultura, que é a principal vocação do nosso município - destacou Marcel Cardoso, vice-presidente da Codemca.