Festival de Flores de Holambra: oficina de sabão ecológico encerrou primeiro dia
Evento foi ministrado pela Bióloga voluntária, Amanda Soares, que orientou o público sobre a destinação correta do óleo de cozinha inservível, a conscientização ambiental da população e a reutilização na fabricação de sabão
O primeiro dia do Festival de Flores de Holambra foi um grande sucesso, atraindo centenas de pessoas à praça do Santíssimo Salvador. Como parte da programação, foi realizada uma oficina de Sabão Ecológico com Bióloga voluntária, Amanda Soares, que orientou o público sobre a destinação correta do óleo de cozinha inservível, a conscientização ambiental da população e a reutilização na fabricação de sabão.
— Nosso objetivo é evitar o descarte incorreto nas residências, pois geralmente as pessoas jogam resíduos na pia e o destino acaba sendo as galerias de águas pluviais. O óleo de cozinha inservível pode ser reutilizável para a produção de sabão em barra que. A oficina, além de possibilitar esse conhecimento, desperta também a conscientização ambiental — explicou a bióloga voluntaria, Amanda Soares.
Participante da palestra, a professora, Graziela Barboza, contou que a mudança de hábito da população precisa ser ensinada desde cedo. “Na minha aula de Ciências, trabalho muito com ações sobre educação ambiental. Precisamos criar hábitos para garantir que o meio ambiente não sofra com o acúmulo de resíduos descartáveis. Gostei muito da oficina e estou levando um pote de sabão que ganhei — falou Graziela, que estava acompanhada do filho e da irmã.
Segundo o publicitário e representante dos organizadores em Campos, Robson Lessa, a oficina de sabão proporcionou aos participantes não só a conscientização e o aprendizado, mas uma possibilidade de renda na comercialização do sabão ecológico.
— Através do Festival das Flores, estamos trazendo cultura ecológica para cidade por meio da oficina de sabão em barra, uma forma de reutilizar o óleo de cozinha inservível na fabricação do sabão. O mais interessante é que além de estar cuidando do ambiente, esta é mais uma alternativa de trabalho e renda — destacou.