Notícia no detalhe
Clássicos e história do Brasil estão entre livros mais procurados da Bienal
No top 5 aparecem Diário de Anne Frank, História do Brasil para Ocupados, O Código da Vinci, 50 Tons de Cinza e A Guerra dos Tronos. Entre os infantis, a série de livros O Diário de um Banana é a mais procurada.
Ao passar pela 10ª Bienal do Livro de Campos, é praticamente impossível sair com as mãos vazias. A variedade de livros atrai o visitante, que corre pelos estandes para garantir a próxima leitura. Com a grande procura, quais são os títulos mais procurados? Segundo os expositores, há espaço para os grandes clássicos e também para lançamentos. A feira começou terça-feira (20) e segue até domingo (25), no Instituto Federal Fluminense (IFF) Centro.
Os expositores listaram cinco livros muito procurados pelos campistas: Diário de Anne Frank, História do Brasil para Ocupados, O Código da Vinci, 50 Tons de Cinza e A Guerra dos Tronos (da série Game of Thrones). Com as vendas, existe até mesmo a possibilidade de reposição das peças.
— Temos alguns fenômenos de vendas, como os livros ligados à série Game of Thrones. Porém, há clássicos que nunca saem de moda em feiras literárias. Um exemplo disse é o Diário de Anne Frank. Chegamos a Campos com quatro caixas, com 60 exemplares em cada. Agora, temos menos de 20 livros disponíveis — disse o expositor Gustavo Renê.
Estudante de Direito, Gabriela Souza, de 19 anos, garantiu o seu exemplar do Diário de Anne Frank. Lançado em 1947, o clássico narra momentos vivenciados pelo grupo de judeus confinado num esconderijo durante a ocupação nazista ao Países Baixos (atual Holanda). Já são mais de 30 milhões de cópias vendidas no mundo, sendo 16 milhões no Brasil. "A história é muito interessante. Sempre me falaram bem e agora estou curiosa para ler cada detalhe", conta a estudante.
No ramo infantil, também há um campeão: os livros do Diário de um Banana, de Jeff Kinney. O título narra a história do adolescente Greg Heffley, um garoto que estuda no ensino fundamental e que tem de lidar com a implicância dos colegas de escola. Ele conta o seu dia a dia no seu diário, criando histórias muito interessantes. "´E um livro muito procurado. As crianças já chegam procurando", conta o expositor Luiz Antônio Gonçalves.
A maior parte dos estandes da Bienal aceita cartão, que é o método de pagamento mais utilizado pelos visitantes, segundo os expositores.
Realização da 10ª Bienal do Livro de Campos
A programação da Bienal foi elaborada por uma comissão da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e pelo Sesc. A realização da feira literária novamente no IFF, como em sua primeira edição, traz uma economia de R$ 1,3 milhão em estrutura para a Prefeitura de Campos. A Bienal tem patrocínio da concessionária Águas do Paraíba e Realiza Construtora e conta também com o apoio do Boulevard Shopping e Instituto Federal Fluminense (IFF). O patrono é Nilo Peçanha, que foi presidente do Brasil em 1909 e 1910.
Realizações na Cultura
Além das atrações nacionalmente conhecidas, a 10ª Bienal do Livro de Campos segue valorizando os artistas e autores de Campos e região. Desde o seu início, o governo do prefeito Rafael Diniz traz realizações para o setor, como a reabertura do Teatro de Bolso, que mantém uma vasta programação de espetáculos para a população.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 18:28:41 Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
- 23/11/2024 14:49:11 Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação