Entregue em 29 de dezembro do ano passado pelo prefeito Rafael Diniz, a nova Unidade-Pré Hospitalar (UPH) de Travessão completa um ano neste sábado (29). Nesses 12 meses, a unidade realizou uma média de 153 mil atendimentos em emergência e ambulatório, sendo 13 mil atendidos por mês. Com a obra concluída, após três anos do previsto, a nova UPH marca o início de uma nova era da saúde de Campos e proporciona um espaço de qualidade à população de Travessão e localidades vizinhas que chega a 45 mil pessoas.
Além de atendimentos de emergência com clínicos e pediatras, a UPH de Travessão conta com um ambulatório que possui mais 11 especialidades, como cardiologista, ginecologista, dermatologista, endocrinologista, alergista, urologista e outros. A unidade funciona 24 horas, todos os dias, e conta com 20 leitos de observação, apoio de equipe e ambulância com profissionais especializados em clínica médica e pediatria, além de equipamento adequado para o atendimento de urgência e emergência, acolhimento com classificação de risco, emergência odontológica, salas de inalação e sutura, e arquivo médico central de regulação.
E os serviços prestados pela nova UPH de Travessão são aprovados pela população, como a comerciante Cilda Gonçalves, de 55 anos. "Aqui sou muito bem atendida e essa nova reforma foi ainda melhor, porque antes a unidade funcionava só no improviso. Hoje em dia está bem melhor", comentou. O aposentado Wires Claudio Alves, de 64 anos, também elogiou a nova unidade. "Foi muito bom para todos aqui de Travessão essa unidade. Fiquei muito feliz com o novo espaço e o atendimento também é excelente", disse.
De acordo com o supervisor da unidade, Patrique Coutinho, o objetivo da gestão é oferecer cada vez mais um serviço de qualidade para população. "A nova UPH sem dúvida é um avanço para a população. Hoje, melhoramos as condições de trabalho dos funcionários e temos um espaço adequado para atender as pessoas", disse ao acrescentar que além dos atendimentos a unidade também realiza exames de raio-X e eletrocardiograma.
O diretor clínico da UPH de Travessão, Marcelo Tadeu Siqueira, também falou sobre o atendimento da unidade. "Com toda certeza, hoje atuamos em um espaço bem melhor e com toda equipe de profissionais capacitados e engajados para o atendimento da melhor qualidade", ressaltou.
Já o enfermeiro Alexandre Sobral mencionou que os pacientes atendidos na emergência já saem com encaminhamento para o ambulatório, quando há necessidade. "Por ser uma unidade mista, com emergência e ambulatório, o paciente se sente mais seguro. Ele passa pela emergência e, se necessário, já recebe o encaminhamento para o ambulatório e já marca sua consulta. Essa facilidade contribui para que tenhamos bastante atendimento", afirmou.
A UPH de Travessão foi entregue pelo prefeito Rafael Diniz, no dia 29 de dezembro de 2017, e beneficia a cerca de 45 mil moradores do distrito e de toda região Norte do município, como as localidades de Palmares, Vila Nova, Morro do Coco, Ribeiro do Amaro, Chave do Paraíso e outras. A obra foi iniciada em junho de 2013 e tinha a previsão de ser concluída em 2014. Porém, com o serviço atrasado na última gestão, a unidade estava funcionamento de forma precária em um prédio adaptado e também em contêineres.