Notícia no detalhe
Reinício do Centro de Produção de Mudas de Plantas Medicinais
A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, retoma a implantação do Centro de Produção de Mudas de Plantas Medicinais. O órgão vai proporcionar a retomada do Programa Farmácia Viva, que é uma parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), que vai processar as plantas para produzir xaropes, chás e pomadas.
O secretário de Agricultura e Pesca, Carlos Frederico Paes, ressalta que a retomada do programa está na fase inicial e que o objetivo é ampliar o número de canteiros. Ele informa que, no momento, a quantidade de plantas produzidas ainda é insuficiente para o processamento em laboratório para extratos e que a produção está voltada para a doação de mudas.
- No momento estamos produzindo uma significativa variedade destas plantas, mas em quantidade insuficiente para o processamento em laboratório. A produção de mudas está restrita para atendimento aos cuidadores de hortas comunitárias, a fim de que possamos disseminar a oferta de mudas nos bairros, tendo em vista o interesse por donas de casa que buscam as plantas medicinais, importantes para chás caseiros e para emplastros e curativos em locais de contusões, inflamações, entre outros. Dentre as medicinais que estamos cultivando, destacam-se hortelã, poeijo, citronela, capim limão, cana do brejo, saião, erva-doce, arnica, merthiolate, ginseng, beladona, babosa, entre outras - informa Frederico Paes.
Nos primeiros canteiros do Centro de Produção de Mudas de Plantas Medicinais, ainda na fase inicial, os funcionários da Secretaria de Agricultura, Luiz Rangel e Tânia Beliene, que se esforçam na retomada do projeto, se dedicam aos canteiros. “A maior parte das pessoas vinham aqui somente em busca de mudas de plantas ornamentais (arvoredos e plantas de jardins), mas gradativamente tem aumentado a procura por mudas de plantas medicianais”, observa Tânia Beliene.
- É interessante levar para a comunidade as mudas de plantas medicinais que temos produzido aqui. O secretário tem apoiado este trabalho, porque, além de viabilizar a retomada da parceria com os laboratórios da Uenf no programa Farmácia Viva, que resultará no implemento da Fitoterapia, antes vai atender a uma demanda existente por mudas destas plantas. Qual a mãe que não busca por exemplo, a erva doce, indicada pelo médico fitoterapeuta para chazinho para o bebê, ou um chá de erva cidreira para amenizar a cólica menstrual? - comenta Luiz Rangel.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/11/2024 18:31:55 Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
- 28/11/2024 18:23:48 Prefeitura cobra e o DER-RJ se compromete com manutenção de vias
- 28/11/2024 17:54:28 Mês da Consciência Negra é encerrado com ação social na Pracinha da Cultura
- 28/11/2024 16:45:56 Consultório na Rua participa de Fórum Estadual sobre população em situação de rua
- 28/11/2024 16:26:22 Unidades escolares continuam recebendo a Biblioteca da Diversidade
Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
2811 18h23Prefeitura cobra e o DER-RJ se compromete com manutenção de vias
2811 17h54Mês da Consciência Negra é encerrado com ação social na Pracinha da Cultura
2811 16h45Consultório na Rua participa de Fórum Estadual sobre população em situação de rua
2811 16h26Unidades escolares continuam recebendo a Biblioteca da Diversidade
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
4Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
5Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação