Com a presença de autoridades dos governos federal e estadual, foi encerrado nesta quinta-feira (23) o I Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte e Noroeste Fluminense. Organizado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e presidido pelo prefeito de Campos, Rafael Diniz, o evento aconteceu nos dias 22 e 23 de maio, no Centro de Convenções da Uenf.
O presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campos (Codemca) e secretário executivo do Cidennf, Vinícius Viana, encerrou a atividade após a mesa-redonda “Atualização dos projetos de Infraestrutura para o desenvolvimento regional”. Ele destacou o significado da reunião de atores das esferas municipal, estadual e federal, bem como da iniciativa privada, visando o crescimento regional:
- Um passo fundamental é a união proposta pelo Cidennf entre todos esses órgãos, abrindo espaço para discutirmos tudo o que precisamos para crescer como região. Pensando na importância de ações como essa, estamos desenvolvendo pelo Cidennf um escritório de projetos, projetando a captação de apoio e recursos federais e estaduais – contou.
Última discussão do Seminário, a mesa foi mediada pelo gerente regional Norte e Noroeste da Firjan, Luiz Mario Concebida, que ressaltou: “Foi uma iniciativa muito válida. Vejo como essencial essa iniciativa que propõe o Seminário e o Consórcio, de unir municípios em prol do desenvolvimento regional”.
Representantes dos governos estadual e federal participaram do debate. O secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jean Carlos Pejo, destacou que não há melhor solução para o crescimento regional:
- São os municípios que conhecem as maiores necessidades de cada população e têm a capacidade de levar até Brasília. A partir disso, apresentamos as nossas condições de apoiar e dar soluções à cada cidade e pela região. Entendo como essencial para essa evolução que as cidades estejam cada vez mais integradas, conforme proposta nessa reunião – pontuou.
Unir os governos municipais do Norte e Noroeste, além de instituições e iniciativa privada em busca de alternativas para o crescimento econômico e social da região foi a essência da iniciativa do Cidennf, que teve enfoque na infraestrutura. O secretário estadual de Transporte, Delmo Pinho, destacou a ação.
- Espaço muito valoroso para discutirmos ideias e chegarmos a conclusões de projetos de interesse comum. É o tipo de ação que deve acontecer periodicamente, afinal conversando é que encontramos os caminhos – declarou.
A reunião contou com a presença e explanação de representantes das empresas Prumo Logística, GNA, Arteris, ANTT e BPort, debatendo projetos de consolidação de investimentos primordiais ao desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminenses. Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha, ressaltou pontos importantes em âmbito regional, como BR-101, RJ-244, Ponte da Integração, Porto do Açu e aeroportos:
- Olhando pelo Norte do Estado, é essencial trabalharmos em projetos pela conexão de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Já podemos pensar por exemplo em ligar Porto do Açu e aeroporto Bartolomeu Lisandro. São questões de esforço regional, e que o Cidennf pode ter papel fundamental. É fundamental sairmos de um evento como esse como compromisso de obter resultados a serem executados para nossa evolução em medida regional. Eu com essa união de forças possamos desenvolver uma região maior, mais unida e mais influente – finalizou.