Notícia no detalhe
PSE atualiza cartões de vacina e é exemplo para Estado
O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde é responsável por grande parte das ações do Projeto Estação PSE, vinculado ao Programa Saúde na Escola (PSE). O Programa foi implantado no início deste ano e integra ações de diversas secretarias como Educação, Saúde e Governo. Em 2010, a Epidemiologia aplicou 2.714 doses de vacinas protegendo crianças e adultos - das redes pública e particular de educação - de inúmeras doenças.
O bom desempenho foi possível graças ao trabalho de busca ativa da Secretaria, por meio do qual é possível atualizar os cartões de vacina na própria unidade escolar, com a autorização dos pais de alunos. O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, explicou que a medida vem colaborando para evitar o surgimento de doenças até então erradicadas, como sarampo.
Outra novidade é que o sucesso da ação de vacinação contra a catapora, também realizada por meio do PSE, fez diminuir o ritmo de surtos escolares. A medida influenciou a decisão da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec-RJ) em implantar a vacina em todo o estado do Rio de Janeiro a partir de 2011.
-- Estivemos ao lado do PSE em todas as ações, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) às creches, ofertando vacinas como a que protege contra catapora e a vacina Prevenar - disse o superintendente. Segundo ele, ao todo, foram analisados 3.806 cartões de vacinação, oferecendo proteção contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, sarampo, catapora, pneumonias, tuberculose, hepatite B e meningite.
Avaliação - De acordo com a coordenadora do PSE, Maria Waleska Almada, o programa visa atender, prioritariamente, aos alunos lotados em escolas ligadas ao projeto federal “Mais Educação”. No entanto, os serviços foram garantidos também às crianças de creches municipais. Ela lembrou que um dos critérios do programa é a prevenção.
-- Foi uma excelente parceria. Desde o ano passado, a Saúde vem nos ajudando a capacitar nossa equipe. As mães sempre agradecem, dizendo que o PSE traz facilidades para elas, já que, muitas vezes, voltamos à escola atendida com a consulta da criança marcada. O resultado dessa ação é a garantia da qualidade de vida do educando e a promoção de melhores resultados na prática do ensino-aprendizagem – salientou Waleska.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















