Notícia no detalhe
Equipes de abordagem social do Creas e Centro Pop em capacitação
O curso foi direcionado às equipes responsáveis pelas abordagens que atuam nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência para População em situação de rua (Centro Pop) e teve ob
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) promoveu, nesta segunda-feira (10) capacitação sobre o serviço especializado de abordagem social com foco em crianças/adolescentes/famílias em situação de vulnerabilidade e violação de diretos. O curso foi direcionado às equipes responsáveis pelas abordagens que atuam nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência para População em situação de rua (Centro Pop) e teve objetivo de nivelar o atendimento entre os equipamentos, visando o seu aprimoramento.
O evento aconteceu no Creas 3. A assessora chefe da Vigilância Socioassistencial da SMDHS, Fernanda Cordeiro, e o vice-presidente do Conselho de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) e assistente social do Acolhimento Lara, Renato Gonçalves, foram os palestrantes.
O secretário da pasta, Marcão Gomes, afirmou que foram discutidas questões relacionadas à operacionalização do serviço de abordagem, "como conhecimento do território, informação, comunicação e defesa de direitos, escuta, orientação e encaminhamento para a rede de serviços, articulação entre a rede socioassistencial e intersetorial, bem como com os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos", detalhou Marcão.
Segundo Fernanda, o serviço especializado em abordagem social desenvolve ações continuadas e planejadas de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo e de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção. "É um serviço delicado e processual. No primeiro contato, a criança foge dos técnicos, mas a gente precisa aplicar estratégias de aproximação", disse Fernanda.
A gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Fabiana Teixeira, acrescentou que a intenção é "aprimorar a identificação de potenciais/situações de violação de direitos aos públicos prioritários, como crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência, conforme indica a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais", explicou.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/12/2024 17:03:43 Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
- 21/12/2024 13:01:14 Defesa Civil alerta para chuvas significativas até terça
- 21/12/2024 12:34:05 GCM na Praça em edição especial no Parque Presidente Vargas
- 21/12/2024 11:05:17 Pianista Ivan Glória Machado se apresenta neste sábado no Museu Histórico
- 21/12/2024 10:54:44 Defesa Civil participa de reunião no RJ com o tema "Preparação para Chuvas de Verão"
Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
2112 13h01Defesa Civil alerta para chuvas significativas até terça
2112 12h34GCM na Praça em edição especial no Parque Presidente Vargas
2112 11h05Pianista Ivan Glória Machado se apresenta neste sábado no Museu Histórico
2112 10h54Defesa Civil participa de reunião no RJ com o tema "Preparação para Chuvas de Verão"
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro