Notícia no detalhe
Campos faz tratamento regional de resíduos de lixo de saúde
A Unidade de Tratamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, que trata o chamado lixo hospitalar ou de materiais contaminantes, com elevadas temperaturas e pressão, já está funcionando como unidade regional. Nesta terça-feira (04), um volume de resíduos de serviços da saúde (lixo hospitalar) chegará da cidade de Itaperuna para ser incinerado no Auto Clave, que funciona no aterro sanitário. A unidade foi inaugurada desde o dia 8 de junho e funciona numa área total de 1.470 metros quadrados, no Distrito Industrial de Guarus, com capacidade para processar 2.700 litros por ciclo.
De acordo com informações do secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, a unidade dá tratamento adequado e correto ao lixo hospitalar, sem provocar qualquer impacto ambiental negativo, considerando que o material que não é tratado adequadamente representa risco à saúde pública e ao meio ambiente.
- A coleta do resíduo dos serviços de saúde é feita diariamente nos hospitais e clínicas da cidade pela empresa concessionária do serviço de limpeza pública, a Vital Engenharia. Temos em Campos 149 unidades geradoras destes materiais e a unidade autoclave faz a adequação aos padrões exigidos pela Legislação Sanitária e Ambiental - informou o Secretário de Serviços Públicos, Zacarias de Albuquerque.
O secretário acrescenta que a empresa operadora do sistema já firmou contratos com geradores de resíduos dos serviços de saúde de outras cidades, como Itaperuna e São João da Barra, onde empresas que atuam na construção do Porto do Açu destinarão seus materiais para a Unidade de Tratamento de Resíduos dos Serviços de Saúde em Campos. O município receberá 5% dos valores apurados com a prestação de serviços de tratamento dos resíduos para a iniciativa privada.
Durante o processamento dos materiais, o autoclave imprime alta pressão e elevada temperatura nos materiais, promovendo a desinfecção e inertização de resíduos de serviços de saúde e, até mesmo, uma “lavagem” do ar no interior da Câmara, através do vapor superaquecido. A unidade é composta de tanque de gás liquefeito de petróleo (GLP), compressor de ar. Na câmara de aquecimento, o GLP é queimado para aquecer a caldeira e provocar vapor elevado de ar, sendo que ambos fazem funcionar o Autoclave.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2024 15:53:41 Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
- 24/11/2024 14:45:40 Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
- 24/11/2024 14:29:09 Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
- 24/11/2024 14:17:17 Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
- 24/11/2024 14:05:30 Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
2411 14h45Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
2411 14h29Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
2411 14h17Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
2411 14h05Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda