Em reunião de desdobramento do I Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte Noroeste Fluminense, o prefeito Rafael Diniz debateu com a sociedade civil organizada o Contorno da BR-101 nesta quarta-feira (3), na sede da Firjan. Por unanimidade, foi considerava como alternativa mais viável para a concretização da obra o uso do projeto já previsto em contrato com a Arteris, que administra a rodovia, no Plano de Exploração da Rodovia (PER). Também ficou acordado o convite para reunião ao superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Marcelo Alcides, e ao diretor de Operações da Arteris, Helvécio Tamm.
— Trouxe a este encontro os dados da minha reunião na semana passada em Brasília com o superintendente da ANTT para tratar efetivamente do contorno da BR-101. Apresentadas as informações, de forma unânime, houve aqui a concordância de que a gente deve avançar no projeto que está aprovado no PER. Era muito importante que essa decisão fosse tomada de forma conjunta, coletiva, pela importância do projeto para o desenvolvimento não apenas de Campos, mas de toda nossa região. Há cerca de 10 anos, que é o tempo de vigência da concessão da BR-101, que se discute esse contorno essencial para cidade e ele não sai do papel — ressaltou o prefeito Rafael Diniz.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha, explica que, além da morosidade que sofre a busca por este novo traçado, de acordo com os dados expostos pela concessionária e a ANTT — aumento em quase sete quilômetros do traçado original, inserção de pista dupla e inclusão de mais uma ponte — haveria grande aumento no custo da obra e resultaria na necessidade de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, inclusive, com aumento da tarifa (pedágio) para a população.
— A ANTT, que é quem dá a palavra final, indicou que não haveria possibilidade de realizar a alternativa do Contorno Lado Oeste e que o que seria factível é executar a obra que já está prevista no PER, que é o traçado original de 23,5 quilômetros, iniciado no Km 55 e finalizado no km 84,6. É importante destacar que não se trata de preferir um ou outro traçado, se trata de conseguirmos materializar esse contorno — disse Quintanilha.
Participaram da reunião representantes da Associação das Indústrias da Codin e Guarus (AIC), da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Redepetro, do Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), além do prefeito Rafael Diniz — presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf).
Na reunião também foi explicado que, quanto ao traçado original ser em pista simples, a ANTT indicou que fará todo processo de desapropriação considerando pista dupla, para que, em um futuro próximo, a duplicação possa ser feita.
— Não temos mais tempo para aguardar mudanças do novo traçado do contorno na BR-101, que pode levar até sete anos para atender todos trâmites. Temos que pensar num futuro mais próximo, na chegada de novas empresas que estão querendo investir na região por conta do Porto do Açu, mas devido a falta de infraestrutura não fazem a instalação — destacou o presidente da ACIC, Leonardo Castro de Abreu.