A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), deu início a um novo ciclo de cursos para as pessoas que moram no interior do município. Trata-se do Programa de Cursos para a Zona Rural de Campos dos Goytacazes, em parceria com as universidades da cidade. O primeiro deles é o Curso de Manejo de Tratores Agrícolas que aconteceu em Morangaba, Rio Preto, nesta quinta-feira (11) e prossegue até amanhã (12).
Elaborado pelo Departamento de Programas e Projetos, o Curso é voltado para produtores rurais, posseiros ou arrendatários, mulheres do campo e assentados da reforma agrária, como explicou o secretário da pasta, Marcão Gomes. Moradores de diversas localidades como Conceição do Imbé, Batatal, Aleluia, Cambucá, Deserto, Imbé, além de Morangaba estão sendo contempladas. "Cerca de 40 pessoas estão participando. A capacitação está sendo ministrada pelo professor doutor Ricardo Garcia, titular do Curso de Engenharia Agrícola da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro)", disse Marcão.
Segundo o coordenador do Programa de Cursos para a Zona Rural de Campos, Francisco Antônio Alves, o objetivo é a promoção do desenvolvimento humano e social no campo. "Estamos falando sobre as boas práticas da condução do trator, cuidados com a manobra, como articular as marchas, velocidade, pequenos reparos de urgência nos tratores, entre outros assuntos", destacou.
Marcão Gomes acrescentou que a finalidade é difundir entre os participantes, informações, saberes e conhecimentos técnicos e tecnológicos das diversas áreas do meio rural, além das boas práticas de realização das ações e tarefas. "Queremos possibilitar o aperfeiçoamento, atualização e treinamento profissional dos moradores e produtores da vasta área rural do município, promovendo, com isso, a melhoria da produtividade agropecuária e da produção do trabalho rural e o bem-estar social do homem do campo e sua família", informou o secretário.
A diretora de Programas e Projetos da SMDHS, Catharina Barbosa, adiantou que a proposta será expandida para outros distritos como Santa Maria, Santo Eduardo e Morro do Coco, por exemplo. "Vamos oferecer cursos de doces artesanais, queijo artesanal, linguiças, entre outros", afirmou.
A Associação de Pequenos Produtores Rurais e Quilombolas de Aleluia, Batatal e Cambucá é parceira no Curso de Manejo. Para o produtor rural e presidente da Associação, Paulo Honorato, a capacitação fortalece as bases da área rural. "Fortalece nossas raízes. A maioria dos inscritos é formada por jovens. Precisamos sempre retornar a questão do preparo de solo, aumentar o conhecimento, e esse certificado é essencial. Já estamos com outras ideias de cursos, como de Patrol, cooperativismo, artesanato e padaria", pontuou.
A coordenadora nacional de Comunidades Quilombolas, Lucimara Muniz, falou da parceria: "A turma está cheia. Isso fortalece a agricultura familiar, muitos jovens e mulheres estão fazendo, o que também fortalece a questão do gênero e incentiva os jovens a ficarem no campo e cuidar da sua própria terra, do seu território", opinou. Uma dessas mulheres é a aluna Jaqueline Barbosa, 34 anos, moradora de Batatal. "Sou produtora rural e mãe de família. Eu e meu esposo estamos fazendo. A gente quase não vê a mulher desenvolvendo esse serviço, mas é muito interessante essa oportunidade de aperfeiçoamento. Tenho banana, abacate, cajá e crio galinhas. É a primeira vez que vejo esse curso por aqui. Está sendo muito bom", concluiu.