Arraiá da Saúde Mental movimenta usuários dos Caps e funcionários
A festa caipira, além das tradicionais danças de quadrilha, contou ainda com barraquinhas de cachorro-quente, comidas típicas, doces e brincadeiras diversas, como “pescaria”, dentre outras.
Foi realizado na tarde desta segunda-feira (22), na quadra do Centro Esportivo da Escola - CEDE Lulu Beda -, no Jardim Carioca, em Guarus, o III Arraiá da Saúde Mental, com a participação de assistidos e funcionários das unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A festa caipira, além das tradicionais danças de quadrilha, contou ainda com barraquinhas de cachorro-quente, comidas típicas, doces e brincadeiras diversas, como “pescaria”, dentre outras.
- Gosto muito da festa. Eu sempre participo, ajudando a fazer as bandeirinhas, a enfeitar as barracas, a preparar o cachorro-quente. É bom a gente se divertir com os amigos - afirma Jaire Moura, de 31 anos, usuária de uma das unidades do Caps.
Os tradicionais "casamentos na roça" contaram com a participação de diversos "casais", em meio a muitas brincadeiras. Os usuários Bruno Cardoso e Adriana Souza, de 26 e 60 anos, respectivamente, eram um dos "casais" mais animados. "Já não vou mais ficar pra titia", brincou Adriana. "Vamos ser felizes para sempre", completou Bruno.
Após os "casamentos", teve muita dança de quadrilha, que durou até quase o anoitecer. "Esse terceiro ano do Arraiá da Saúde Mental reafirma o nosso compromisso com a reabilitação psicossocial dos nossos usuários, articulando a ocupação dos espaços públicos da cidade e a inserção dos nossos usuários nestes espaços. Nossos eventos são sempre construídos pelo coletivo: usuários, servidores e familiares. Temos muito a comemorar, pois a rede vem sendo investida e assim temos conseguido ofertar um melhor cuidado aos usuários", destaca a gerente de Saúde Mental do município, Elisa Mayerhoffer.