A Prefeitura de Campos comemorou, nesta quarta-feira (24), 10 anos de implantação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Campos, reunindo os profissionais que atuam em diversas áreas da rede pública de Assistência Social. O encontro aconteceu em um Seminário no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA) e contou com participação da vice-prefeita, Conceição SantAnna, e do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcão Gomes.
“Em nome do prefeito Rafael Diniz, gostaria de parabenizar a cada um de vocês por esse importante trabalho que estão desenvolvendo com as pessoas em situação de alta vulnerabilidade social, por meio do Abrigo Noturno de Inverno. Além disso, parabenizar e agradecer a todos os profissionais que atuam na ponta. Vocês estão promovendo uma atendimento de qualidade, pois têm muita garra e vontade de fazer acontecer”, elogiou a vice-prefeita.
Marcão destacou que a comemoração aconteceu não somente pela criação do CREAS, mas também pelo trabalho realizado de forma ampla por toda a Proteção Social Especial. “É preciso destacar toda dedicação que vocês depositam no dia a dia, seja no PETI, nos abrigos, no atendimento às pessoas com deficiências, no Centro Pop, enfim, em todos os setores. Temos tido cada vez mais sucesso na reinserção social dessas famílias assistidas, porque vocês trabalham com amor, respeito e responsabilidade, obedecendo à legislação. Tenho um grande compromisso de seguir à risca as leis e vocês têm contribuído muito”, afirmou Marcão.
O Seminário foi marcado pela apresentação das ações do órgão ao longo desses 10 anos e do serviço ofertado pelo CREAS. A mesa de abertura foi composta, ainda, pela diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Elma Sizenando; assistente social da Gestão do Trabalho e primeira coordenadora do CREAS, Junia Elias; diretora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Aline Giovannini; e vereador Paulo Cesar Genásio, representando a Câmara Municipal.
A assistente social e coordenadora do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) Seccional Campos, Eliana Feres, ministrou palestra sobre a Atuação do Profissional no SUAS, e falou sobre as funções da assistência social, dentre elas a vigilância socioassistencial, proteção social, defesa e garantia de direitos; e sobre os avanços da Assistência social no Brasil após a instituição da Constituição Federal de 1988.
A psicóloga e colaboradora da Comissão Gestora do Conselho Regional de Psicologia (CRP) Norte e Noroeste Fluminense, Luciana Caldas, especialista em Políticas Públicas para Família, Infância e Juventude, também participou do Seminário e abordou o tema “O psicólogo na política de Assistência Social”.
Antes do CREAS ser implantado, existia o Programa Sentinela em todo Brasil, que atendia às vítimas de abuso sexual, violência física, psicológica e negligência; afastamento do convívio familiar, entre outras causas. Porém, segundo Marcão, a atenção era voltada somente para as vítimas. Em razão disso, o Governo Federal determinou a implantação do CREAS com a perspectiva de trabalhar e garantir atendimento imediato e providências para a inclusão de toda a família e seus membros em serviços socioassistenciais e/ ou programas de transferência de renda, como forma de restaurar os direitos.
O CREAS 1 funcionava na Rua Nilo Peçanha, no Centro, mas, atualmente, está localizado em Guarus. Campos conta, ainda, com outras duas unidades situadas na Avenida José Alves de Azevedo e na Rua dos Goytacazes.