Setembro é o mês dedicado aos idosos. E a Prefeitura de Campos, por meio da Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa), preparou uma vasta programação. Em 2017, o governo Rafael Diniz implantou a Rede de Proteção Social com atividades preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A programação do mês do idoso começa no próximo domingo (1º) com missa em ação de graças, às 9h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Parque Leopoldina. Para encerrar as festividades com chave de ouro, no dia 27, acontece o tradicional Baile da Terceira Idade, no Tênis Clube. Na ocasião, uma representante de cada Casa de Convivência vai disputar o título da “Mais Bela Idosa da Sesa”.
- O idoso, em Campos, tem à sua disposição, nas Casas de Convivência e Colônia de Férias, cultura, esporte, lazer, turismo social, ciclo de palestras etc. Uma série de ações sistemáticas que empoderam e contribuem para autonomia dos que envelhecem. E nós temos muito orgulho em fazer parte deste governo. Conseguimos com esforço da equipe da Sesa, com muito trabalho e coragem, desmistificar a ideia de que idoso é velho. O idoso contribuiu para a construção de uma família, colaborou para o crescimento do nosso município, do país, com sua mão de obra e experiência, ao longo de, no mínimo, 60 anos. Nossa política apresenta alternativas para que o idoso busque viver bem a fim de ter uma vida saudável sendo protagonista da própria história – afirmou a superintendente da Sesa, Heloísa Landim.
Durante todo o mês haverá atividades internas e externas, em cada Casa de Convivência e na Colônia de Férias do Farol de São Thomé contemplando a peculiaridade de cada espaço e destacando a cultura popular.
A segunda-feira (2) está recheada de atrações. Na parte da manhã, a Casa de Convivência de Travessão vai promover uma gincana com figuras enigmáticas, charadas e objetos antigos. Além do desafio de “Qual é a música?”. A Casa do Parque Tamandaré vai receber o conjunto de cordas dedilhadas do Instituto Federal Fluminense (IFF). No Centro Dia do Idoso começa a exposição “O presente da memória”. Já na parte da tarde, é a vez dos idosos de Dores de Macabu apresentarem danças, poesias, receitas culinárias e brincadeiras durante o Festival de Talentos.
No dia 4, às 8h, a Casa de Convivência de Conselheiro Josino vai promover um café da manhã dançante. “Nosso baile dançante acontece quinzenalmente, às 15h. Já que estamos na Virada da Maturidade optamos por transformar o café da manhã em um evento dançante. Será uma experiência marcante”, destacou Adilson Ribeiro, coordenador do espaço.
No dia 5 acontecerá a primeira atividade extramuros. Às 9h30, o grupo de teatro Nós na Fita, da Casa do Parque Tamandaré vai apresentar o esquete teatral “Vida dura” no Pelourinho Francisco de Paula Carneiro (calçadão da área central da cidade). “Eles estão ansiosos para esta apresentação fora do ambiente deles. Vamos mostrar para a população como nossos idosos são empoderados e ativos na sociedade”, disse o professor de teatro, Josué Ribeiro. Às 14h, os idosos do Centro Dia vão participar de um Café Literário no Kanto do Horto com a participação do professor Fernando Leite.
E a programação prossegue até o dia 26 com jogos cooperativos; dia da beleza e autoestima com profissionais especializados; palestras ministradas pelas equipes de enfermagem, assistentes sociais e fisioterapeutas; aulão de dança de salão; mostra de poesias e trovas de autores campistas; piquenique no Horto Municipal; tarde do vinil; desfile cívico e luau.
No dia 23, as Casas de Convivência vão eleger uma representante durante o Desfile da Maturidade. Estas eleitas vão disputar o título de 2019 durante o baile do dia 27, no Tênis Clube, que vai ter diversas atrações, entre elas, DJ; show ao vivo com o cantor Jota Leonni, aula de dança com o professor Naldo.