Notícia no detalhe
"Diadorim, o ser em labirinto" em cartaz no Teatro de Bolso
Diadorim é vivida pela atriz Adriana Medeiros e a direção é de Fernando Rossi, diretor do Teatro de Bolso. A classificação é 16 anos.
“Diadorim, o ser em labirinto”, terceiro espetáculo da trilogia “O avesso da mulher”, estreou nesta sexta-feira (20) no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Inspirado na obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, o texto da escritora campista Arlete Sendra traz à tona as angústias de Diadorim, um personagem que nasce com corpo de mulher e que vive no sertão brasileiro sendo quem não é. O espetáculo segue neste final de semana e volta ao palco do Teatro de Bolso no próximo final de semana, entre os dias 27 e 29, sempre às 20h. Diadorim é vivida pela atriz Adriana Medeiros e a direção é de Fernando Rossi, diretor do Teatro de Bolso. A classificação é 16 anos. O secretário de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Brand Arenari, também, prestigiou ao espetáculo.
Logo na entrada do teatro, a produção recriou um ambiente que remetia o público ao cenário vivido pelo personagem, cheio de originalidade. Ao viver Reinaldo, Diadorim revela suas angústias e frustrações de não poder ser quem realmente é. Apaixona-se por Riobaldo e é prisioneira em seu próprio corpo não podendo revelar seu amor. Em meio aos seus conflitos, Diadorim conhece a morte e é a partir deste acontecimento que sua verdadeira condição é revelada para os jagunços.
O texto de Arlete Sendra é um convite à reflexão em meio às travessias de Diadorim pelas terras do sertão. Apesar de ser uma obra lançada em 1956, que traz um personagem andrógino, o tema continua sendo muito atual. “Estamos em um momento em que muito se discute sobre questões de gênero que, para mim, por exemplo, já está resolvida. É um trabalho de alma e o mais desafiador da minha carreira”, informa a escritora.
Emocionada, a autora Arlete Sendra destacou a força do personagem. “É difícil falar de emoção, que tem mais força que a razão. A razão faz a vida ficar pesada”, diz a autora, lembrando que a trilogia pretende traçar os caminhos ocultos vividos pela mulher nos diferentes contextos sócio-culturais.
- Este espetáculo é um desafio intenso. Não me lembro de uma montagem de trilogia em Campos. Me sinto realizado de ter um texto tão forte e, através dele, poder levar literatura de qualidade para todos – disse Rossi.
A ficha técnica tem como Assistente de Direção e Sonoplastia, Rodri Mendes; na iluminação, Douglas Fernandes; no Videomaping, Andinho Ide; o Cenário, Figurino e Adereços são de Vanderlei Machado, Alessandro Costa e Igor Salino; a maquiagem é de Fabrício Simões e as fotografias produzidas para o espetáculo são de Patrícia Bueno.
O Avesso da Mulher - A trilogia “O Avesso da Mulher” estreou em maio com “Eu fui Macabea”, com a atriz Rosângela Queiroz. Inspirada na personagem da escritora Clarisse Lispector em “A Hora da Estrela”, o monólogo narrou a saga da mulher nordestina, que chega ao Rio de Janeiro com um sonho na bagagem. No mês de junho, o segundo espetáculo da trilogia estreou. “Traídas e traidoras, somos todas Capitus” contou com Katiana Rodrigues para dar vida à personagem de Machado de Assis em “Dom Casmurro”, que eternizou a polêmica dúvida sobre a traição de Capitu. As produções tiveram sucesso de público e crítica em todas as apresentações.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 09:45:17 Tiee comandará o Show da Virada em Farol de São Tomé
- 19/12/2025 09:38:57 CapacitAgro forma mais de 1.300 alunos em 2025 e amplia oportunidades
- 19/12/2025 09:35:45 Educação e Saúde em Seminário de Saúde de População Negra e Comunidades Tradicionais
- 19/12/2025 09:28:49 Unidades da FMS garantem atendimento odontológico de urgência em Campos
- 19/12/2025 09:19:56 Mostra de Experiências da Educação Especial valoriza ações de inclusão nas escolas
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















