Notícia no detalhe
Inaugurada em São Sebastião a cripta da heroína Mariana Barreto
Numa cerimônia simples, contando com a presença do secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos, e de paroquianos da Igreja de São Sebastião, foi inaugurada essa semana a cripta contendo os restos mortais da heroína Mariana Barreto, umas das lideranças das lutas contra os Assecas, falecida em 22 de dezembro de 1795.
O ato aconteceu depois da missa celebrada na culminância do novenário preparatório para as festejos religiosos de São Sebastião, um dos padroeiros da Baixada Campista. Com a inauguração procedida pelo Padre Elênio Abreu, através de uma exéquia à Mariana Barreto, encerra-se a novela do desaparecimento dos despojos, a partir de uma denúncia do jornalista Humberto Rangel, ao Concultura.
Discurso - Em seu discurso, o secretário fez um relato sobre a participação de Mariana Barreto na consolidação do direito à terra e lembrou o fato de constar na bandeira do município um dístico dizendo que “aqui até as mulheres lutaram pelos seus direitos”, numa menção à heroina e à sua mãe Benta Pereira, cujos despojos encontram-se no Solar do Colégio dos Jesuitas, sede atual do Arquivo Público Municipal, na Estrada de Tocos.
Na placa, com assinatura da Prefeita Rosinha Garotinho, consta que, “Relíquias recuperadas pela municipalidade quando se fazem justas as homenagens póstumas a uma das mais expressivas personalidades da história do município. À Mariana e à sua mãe Benta Pereira, o reconhecimento das novas gerações. As lutas contra a tirania dos Assecas alicerçam o que possuímos hoje em termos de democracia e comprometimento com o futuro”.
Foi importante para a recuperação dos despojos o desejo expresso da prefeita. “216 anos depois, a cidade reconhece e eterniza a figura de Mariana Barreto. Para deslindar o mistério em torno dos despojos, atuaram o secretário de Obras e Urbanismo César Romero Braga, o administrador paroquial padre Elênio, o museólogo Carlos Freitas e o empresário Rodrigo Ribeiro Gomes, da Conenge Engenharia.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18