A Prefeitura de Campos, através da Superintendência de Igualdade Racial (Supir) está lançando, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o curso de formação continuada, “Da África a Campos”, para professores da rede municipal. O curso tem conteúdo elaborado por núcleos de estudos e pesquisas das instituições de ensino superior do município. O início está previsto para o próximo dia 09 (quarta-feira) e as inscrições são feitas pelo e-mail da Supir.
Participam da elaboração do curso o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/Uenf), Relações Étnico-raciais e Religiões Afro-brasileiras (Reafro), Grupo de Estudos e Práticas Musicais (Gepmu/Uenf), Unidade Experimental de Som e Imagem/ Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Uesi/Neabi/Uenf), Nucleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia Imagem e Multiculturalismo (Nepecgim/UFF), Núcleo Estudos de Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas (Narua/UFF).
O superintendente da Igualdade Racial, Rogério Siqueira lembra que a parceria com a Secretaria Municipal de Educação cumpre a Lei 10639, sancionada há 17 anos e que institui o ensino, nas escolas, de História da África e da contribuição do negro na formação da sociedade brasileira.
Para Rogério, o curso ajuda na formação da sociedade. “Para além de ser um aspecto fundamental da Educação, o curso ajuda a formar cidadãos melhores, com olhares menos preconceituosos em relação ao que tem a ver com o negro, desde religião até as manifestações culturais que têm origem em África, que sofrem uma série de preconceitos, sendo estereotipadas e isso, ao fim desemboca numa série de violências. Esse curso vai preparar melhor os professores para lidar com essa fatia da cultura brasileira que foi alijada de uma série de processos durante a história e vai preparar alunos e cidadãos melhores para o futuro”, pontua Rogério lembrando que a Supir está em contato com o presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir) para o segundo módulo.
São ofertadas 50 vagas para a capacitação, que deverá contemplar o máximo de áreas de conhecimento. No entanto, prioritariamente, os conteúdos deverão atender a professores de história, geografia, língua portuguesa, artes e ensino religioso.
Os interessados devem enviar e-mail para igualdaderacialcampos1@gmail.com, constando: nome, número de matrícula, nome da unidade escolar de lotação e horário de atuação e em qual segmento atua. As aulas acontecerão das 8h às 12h, no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura de Campos, na Rua Coronel Ponciano de Azevedo Furtado, 47, no Parque Santo Amaro.
O curso conta para os 3% de carga horária em capacitação. Este é o primeiro módulo da formação continuada. O segundo será construído em parceria com a sociedade civil organizada nas temáticas de religiosidade, mulheres negras, comunidades tradicionais e juventude negra.
— Este programa tem o intuito de trazer uma capacitação que informe o professor sobre as inovações educacionais, atualizando-o e planejando com este profissional, uma atuação mais competente e segura em sala de aula, que reconheça o potencial dos alunos nas suas diversidades culturais e étnicas. Esse encontro das instituições de ensino superior e da sociedade civil com professores da rede municipal, a Supir deixa os profissionais de ensino à parte dos debates mais recentes a respeito da Igualdade Racial, sobretudo na realidade do nosso município — pontua a diretora de pesquisas da Supir, Simone Pedro.
Confira o cronograma:
• 09/10: GEPMU/Uenf
Responsável: Prof. Giovane do Nascimento
Curso: Apresentação de painel com as principais expressões culturais que caracterizam a sonoridade da cidade, confrontando-o com os relatos dos mestres e principais agentes culturais.
• 16/10: Uesi/Neabi/Uenf
Responsável: Prfª Lilian Sagio
Curso: Formação em Leitura Crítica e Produção Audiovisual das Expressões Culturais Afro-brasileiras. Produção de fotografias e vídeos com educandos.
• 23/10: Nepecgim/UFF
Responsável: Prof. Edimilson Mota
Curso: A caixa dos sentidos e a construção da identidade racial na Educação Infantil
• 30/10: Reafro/UFF)
Responsável: Prof. Rodrigo Rezende
Curso: Pensar em propostas para o uso de mitologias africanas no ensino de história da cultura afro-brasileira.
• 06/11: Nucleo Estudos de Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas (NARUA/UFF)
Responsável: Luiz Gustavo Mendel Souza
Curso: Exploração dos recursos didáticos para a elaboração de instrumentos para uma aula anti-racista, como: desenhos, músicas, contos, contação de histórias.