Inclusão nas escolas, alimentação saudável, postura e saúde vocal do educador foram alguns dos temas dos projetos apresentados no estande do Programa Saúde na Escola (PSE), que marca presença na VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos, realizada no Jardim São Benedito até o próximo sábado (26), simultaneamente a VII Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMUCTI). Ao todo, o programa conta com 28 projetos, desenvolvido por diferentes profissionais da saúde e ministrado em escolas do município, e ao longo do evento todos serão apresentados.
— O PSE explica para crianças e educadores informações úteis sobre saúde, direitos estudantis, alimentação e outros assuntos importantes, e é um projeto que deve ser valorizado. Pois sabemos que os alunos são o melhor elo entre educação e sociedade. O que absorvem nos programas é replicado em suas casas, aos seus familiares, vizinhos e assim a conscientização vai se espalhando – comentou o secretário municipal de Saúde, Abdu Neme. "O PSE promove saúde integral da nossa comunidade escolar com projetos voltados para diversas frentes, como saúde mental, bucal, alimentação saudável, entre outros. Temas importantes para o cotidiano de alunos e professores, que fomentam a conscientização e a prevenção de doenças. É um Programa que temos muito orgulho de termos reativado, em parceria com a secretaria de Saúde, no governo Rafael Diniz", completou o secretário de Educação, Brand Arenari.
Durante o primeiro dia de atividades, o estande do PSE contou com os projetos: Aprendendo a Crescer (estatuto da criança e adolescente/ECA); Construindo Valores; PSE Inclusivo; Educação Postural nas Escolas; Crescer Saudável (enfrentamento a obesidade infantil); Saúde na Escola Itinerante; Saúde Vocal para Professores; Desenvolvendo Habilidades Promovendo Aprendizagens e Creche Saudável. No stand, o PSE contou também com a participação dos acadêmicos de fonoaudiologia do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU) e os alunos do curso técnico de enfermagem do Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Guarus, que realizaram aferição de pressão e medição da glicemia capilar.
— Só este ano o PSE alcançou 26 mil alunos e neste evento estamos mostrando a representação de tudo que o PSE tem realizado dentro das escolas. Por isso, os 28 projetos vão estar aqui, alguns pela manhã outros à tarde, mas contaremos com a participação de todos — frisou a coordenadora do PSE, Cátia Mello.
Reunindo projetos que melhoram a saúde do aluno, educador e familiares, o PSE leva através de oficinas, palestras e brincadeiras a conscientização de diversos temas a todo o corpo docente. Para a assistente social da secretaria de saúde, Leni Rangel, que ministra o projeto Aprendendo a Crescer: ECA, é muito bom ver os alunos aprenderem na prática.
— Fazer parte da equipe intersetorial do PSE é um aprendizado constante, uma descoberta como profissional, pois em muitos eventos rola essa parceria com os outros projetos desenvolvidos no PSE, assim temos contato com outros profissionais, ou seja, vamos amarrando cada vez mais as nossas atividades — destacou Leni Rangel.