Notícia no detalhe
Cooperativa de Costureiras realiza sonho de profissionais
“A Cooperativa de Costureiras de Campos mudou a minha vida e vai possibilitar a realização do meu sonho: construir a minha casa. Eu comprei o terreno, estou terminando de pagar as prestações para iniciar a construção. Sou muito grata à Prefeita Rosinha Garotinho por isso”, comemora Simone Silva de Oliveira.
Genivalda da Silva, cooperada há cinco meses, também tem motivos para comemorar. “Eu e a minha família agradecemos de coração à Prefeita Rosinha Garotinho por esta oportunidade. Eu estava desempregada. Através do meu trabalho na cooperativa, ajudo a aumentar a renda familiar, no tratamento da minha sogra, que deu AVC, e a manter meu filho na escola”, afirma.
Atualmente são 96 cooperadas, com uma produção de 3 mil peças por dia e uma renda média mensal de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. Elas trabalham de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, produzindo estofados para assentos de elevação, obrigatório em veículos para transportar crianças de 15kg a 36kg, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
No mês de novembro, as cooperadas produziram 66.325 peças em 23 dias trabalhados. Inaugurada pela Prefeita Rosinha Garotinho e pelo presidente da Dorel Brasil, Rafael Camarano, a Cooperativa de Costureiras completou um ano no dia 5 deste mês. A cooperativa começou a funcionar com 24 cooperadas.
- O sucesso da Cooperativa de Costureiras mostra que a Prefeita Rosinha Garotinho estava certa quando se comprometeu em fomentar o cooperativismo. Apesar de Campos não ter esta cultura, pode ser uma solução para a parcela da população que não tem acesso ao novo mercado de trabalho que está surgindo, com a construção do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, entre Campos e Quissamã; o Super Porto do Açu, em São João da Barra, e as siderúrgicas – ressalta a secretária de Trabalho e Renda, Cecília Ribeiro Gomes.
Ela anunciou que está prevista para o final deste mês ou para o início de fevereiro, a assinatura do primeiro contrato da Dorel Brasil com a cooperativa para a produção de 3 mil peças por dia para a empresa, durante dois anos. A cooperativa é resultado da parceria da prefeitura com a Dorel, através da Secretaria de Trabalho e Renda. Toda a produção da cooperativa é adquirida pela empresa, que doou as máquinas e treinou as cooperadas. A prefeitura doou o espaço, além de realizar cursos sobre cooperativismo e empreendedorismo para as cooperadas em parceria com o Sebrae.
A Cooperativa de Costureiras é incubada pela Secretaria de Trabalho e Renda. Segundo a diretora do Departamento de Projetos, Convênios e Cooperativas, Giselda Leão, além da autonomia financeira conquistada pelas cooperadas, o corpo administrativo está trabalhando para a emancipação.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento