O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), Marcão Gomes, recebeu a analista técnica do Escritório Regional Sudeste do Ministério da Cidadania - ligado ao Governo Federal, Vânea Rabelo, nesta terça-feira (12) em Campos. Juntos, eles visitaram a Estação Cidadania, antes conhecida como Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) para uma vistoria de acompanhamento conforme especificações do Programa. A unidade está com mais de 95% da estrutura concluída e está instalada no bairro Novo Eldorado.
Antes, porém, eles participaram de reunião no auditório da Casa dos Conselhos, na qual também estiveram presentes o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cledson Sampaio; assessor da Superintendência de Programas e Projetos da Prefeitura, David Andrade; diretora do Departamento de Programas e Projetos (DPP) da SMDHS, Catharina Barbosa; a diretora de Proteção social Básica, cristiana Versiani; socióloga do DPP, Esther de Souza; gerente de Filial da Caixa Econômica Federal, André Pery; supervisor de Filial da Caixa, Alex Martins; diretora jurídica da SMDHS, Pryscila Marins; o coordenador geral dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), José Vitor da Silva; e o fiscal de obras da Prefeitura, Marcelo Freitas Neto.
“Minha última visita a Campos foi em 24 de abril deste ano. No Estado do Rio de Janeiro, existem outras unidades menores em construção, porém, somente Campos e Nova Iguaçu dispõem de um equipamento como esse, com 7 mil metros quadrados. Nossa função aqui é para acompanhamento e levantamento de dados. Campos está cumprindo seu papel no que diz respeito à vertente da mobilização social. Além disso, o projeto está pronto em termos de estrutura. Agora, a expectativa é com relação à instalação da energia elétrica, para a conclusão das próximas etapas”, explicou a analista técnica.
Marcão explicou que depende da instalação da energia elétrica definitiva, para que se siga para as próximas etapas do processo.
— Disso dependem as próximas etapas do processo, como, por exemplo, todos os testes que precisamos realizar e a fiscalização do Corpo de Bombeiros para emissão do laudo e alvará de funcionamento. Ainda teremos que aguardar o prazo do Corpo de Bombeiros para os trâmites internos. Por sua vez, a vistoria da Caixa Econômica Federal também depende da emissão do laudo do Corpo de Bombeiros — explicou o secretário Marcão.
Steffânia Cristina da Silva, 35 anos, falou da expectativa quanto à inauguração do equipamento, que deve acontecer nos próximos meses. “A expectativa é muito grande para a inauguração. Não temos essa estrutura em outro lugar. Tenho quatro filhos e fico preocupada com o futuro deles. Essa é uma oportunidade de tirar as crianças da rua. Vai facilitar bastante também pra gente resolver as coisas dos benefícios, pois a gente se desloca pra outro lado da cidade para atualizar o Cad Único. E às vezes não temos nem o dinheiro da passagem”, disse.
De acordo com Catarina Barbosa, a unidade foi construída em uma área de mais de 7 mil m², e vai contar com sistema de detecção de fumaça e um novo polo de CRAS, garantindo a ampliação do acesso à rede de proteção social e aos direitos constitucionais.
A população terá acesso aos programas nos três turnos. Além disso, a Estação Cidadania vai dispor de biblioteca, duas salas multiuso, cineteatro para 125 pessoas, copa, cozinha, banheiros, vestiários, refeitório, almoxarifado e outros espaços internos. Na parte externa, ampla área gramada com brinquedos diversos, pista de skate, quadra de areia para esportes e quadra poliesportiva com arquibancadas e cobertura metálica.
— Diversas secretarias já estão elaborando seus projetos para oferta de serviços em diferentes áreas, como saúde, educação, segurança pública, igualdade racial e esporte, por exemplo. A gestão será tripartite e a própria comunidade vai ajudar a decidir as atividades a serem implementadas. Para isso, criamos o Grupo Gestor, formalizado por Decreto 135/2019 e publicado no Diário Oficial do município em 15 de maio de 2019. A ideia é oferecer oficinas, cursos de diversas áreas, aulas de teatro, dança, artesanato, etc — completou Catharina.