Nesta quarta-feira (27), o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), em parceria com a Prefeitura de Campos, realizou nova cerimônia de Certificação do Programa Jovem Alerta (PJA). Após três meses de capacitação, mais 120 jovens assistidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e pelo Programa Rema Campos, da Associação de Remo de Campos, se formaram no PJA, que visa prepará-los para o mercado de trabalho.
A cerimônia aconteceu no auditório da Universidade Cândido Mendes (UCAM). Em todo ano de 2019, mais de 300 adolescentes foram certificados. O Superintendente Executivo do CIEE-Rio, professor Paulo Pimenta, participou da cerimônia e certificou os jovens.
Também participaram da mesa de abertura a coordenadora executiva do Rema campos, Karina Marques; a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Darcilene Fiuza; e a psicóloga do CIEE Campos, Letícia Azeredo.
Os adolescentes foram encaminhados, principalmente, pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), SCFV e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). O Projeto recebe, também, jovens dos Conselhos Tutelares e das Unidades de Acolhimento Institucionais da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ). Eles aprendem sobre como se comportar em entrevistas de emprego, como fazer um bom currículo, entre outros assuntos.
Os jovens Fábio Feitosa, Acácio Neves, Raiza Tavares e Chaianni Barreto foram os oradores das turmas. “Estes jovens são vitoriosos, pois passaram por muitas barreiras para concluírem o Projeto. Este é o nosso intuito: promover a mudança comportamental do jovem, buscando a autonomia e amadurecimento deles”, afirmou Letícia.
Para Darcilene, esse é um momento ímpar para os adolescentes e suas famílias. “É a conclusão de uma das muitas etapas de suas vidas. A adolescência é uma fase de descoberta de muitos sonhos e essa formatura e a mola impulsionadora de muitas realizações que estão por vir. Ver esse auditório cheio é um incentivo para nosso trabalho. O SCFV juntamente com os CRAS só tem a agradecer essa parceria que possibilita a complementaridade de nossas ações”, disse.
A psicóloga do CRAS Esplanada, Liliane Pessanha, agradeceu a parceria. “É gratificante ver o sorriso no rosto de cada adolescente, o reconhecimento da família pelos esforços dos filhos e o agradecimento aos envolvidos nessa nova caminhada. O CRAS Esplanada tem jovens até da localidade de Rio Preto frequentando o CIEE. Enquanto psicóloga e técnica de referência do SCFV eu só tenho a agradecer por essa grande parceria”, comentou.
Mãe de João Paulo Ferreira, 15 anos, Edna da Conceição se emocionou ao dar seu depoimento representando os pais dos alunos. “Estou arrepiada. Este dia representa uma vitória pra nossa família, que vem enfrentando muitas barreiras. Eu venci três tumores e estou em tratamento de câncer. Meu filho era muito desanimado e triste, agora é um jovem confiante, sabe que esse é só o primeiro passo e que pode vencer na vida. O CRAS e o CIEE são tudo pra mim. Estão me ajudando muito. Me ensinaram a entender melhor meu filho e nosso convívio está bem melhor”, disse.
Chaianni discursou em nome dos colegas e garantiu que foi um tempo de bastante aprendizado. “Tudo que aprendemos aqui vamos levar por toda nossa vida, principalmente para o ambiente de trabalho. Foi uma experiência incrível e o maior aprendizado que ficou eu jamais vou esquecer: DSA - determinação, superação e autoconfiança sempre”, relatou a jovem de 17 anos.
Os adolescentes e jovens interessados, com idades entre 14 e 22 anos, devem ir ao CRAS de referência e solicitar um encaminhamento para o CIEE, que funciona dentro da UCAM, onde será feito um cadastro.
— Dessa forma poderão participar, também, de outros projetos como Programa Desenvolvendo Pessoas (PDP) e, ainda, concorrer a uma vaga de Aprendiz ou Estágio — explicou Letícia.