A programação da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas prossegue em Campos. Todos os equipamentos que compõem a Rede Socioassistencial da Prefeitura de Campos, ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, estão participando das atividades de alguma forma, segundo o secretário da pasta, Marcão Gomes.
“Uma Marcha com panfletagem, orientação e divulgação dos serviços do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria integra a programação e acontecerá na próxima segunda-feira (9) às 9h, na Praça do Santíssimo Salvador, Mercado Municipal, Beira Valão e Rodoviária. O Cine Pipoca com apresentação do Filme As sufragistas acontecerá no último dia Campanha, terça-feira (10), às 14h, no Teatro de Bolso. O filme mostra o início da luta contra a Violência às Mulheres”, disse Marcão.
Nesta terça (03), equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS 2) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jóquei Clube ministraram palestra para os usuários do bairro, enquanto as equipes do CREAS 1 e do CRAS Custodópolis falaram aos usuários de Custodópolis.
Nesta quarta-feira (4), a palestra acontecerá no CRAS Esplanada, às 9h, em parceria com o CREAS 3. Na quinta (5), no mesmo horário, equipes do CREAS 1 e da Casa da Mulher Benta Pereira (abrigo sigiloso) promoverão uma dinâmica com pacientes da Unidade Pré Hospitalar de Guarus. Na última segunda (2), foram orientados os usuários do CRAS Travessão, em parceria com o CRAS Jardim Carioca e CREAS 1.
O CRAS Penha promoverá uma roda de conversa com apoio do CREAS 2 na quinta-feira (5) às 14h, enquanto o CRAS Chatuba fará a ação na sexta (6), às 9h, com apoio do CREAS 3. Também na sexta, será celebrado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência, com uma roda de conversa com usuários do sexo masculino no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), em dois horários: às 9h e às 14h. A ação terá o apoio da Casa da Mulher Benta Pereira e do CREAS 3.
A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria, Anne Caroline Cardoso, afirmou que é importante que a sociedade conheça os CREAS do município e busque informações sobre qualquer violação de direitos. “Nesses 16 dias, estamos lembrando a todos que os casos de feminicídio e violência doméstica continuam ocorrendo e as mulheres e homens precisam saber dos seus direitos e deveres. É inadmissível aceitar que as mulheres continuem sofrendo violências”, destacou Anne.
A Campanha teve início no dia 21 de novembro e prossegue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A programação incluiu, ainda, palestras em escolas, caminhada no Centro da cidade, adesivação de veículos e distribuição de fitas laranjas (cor que identifica a campanha), entre outros.
Confira
AQUI a programação.