A vice-prefeita Conceição SantAnna participou da formatura de 270 alunos, aproximadamente, dos Cursos de Inclusão Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) nessa segunda-feira (16). A cerimônia de certificação aconteceu na Câmara Municipal com a presença de familiares dos alunos e contou com uma Camerata da ONG Orquestrando a Vida. O evento traduziu um dia de festa, conquista e realização para muitas pessoas que não podem pagar por um curso profissionalizante.
— Essa entrega de certificados é muito importante para nossa cidade. Vocês vão ajudar a melhorar a economia do nosso município. Parabenizo a todos os instrutores na pessoa da Martinha, pois trabalhei com ela e conheço a dedicação e o carinho com que desempenha suas atividades. Vocês serão grandes profissionais. Parabenizo a todos da Secretaria, principalmente ao secretário Marcão, pelo empenho e dedicação na realização desse trabalho belíssimo. Sucesso a todos os formados na nova caminhada! — discursou a vice-prefeita.
Os cursos pertencem ao Departamento de Programas e Projetos e têm transformado vidas de centenas de campistas, que estão saindo da condição de desempregados para entrarem no mercado de trabalho. Na família de Brenda Aguiar, por exemplo, três pessoas fizeram o curso de serigrafia e estão obtendo êxito profissional. Ela participava das aulas com sua bebê de apenas 8 meses e contava com apoio da mãe Elizabeth Ribeiro, que também concluiu o curso.
— Conheci esse curso através do meu irmão que também frequentou as aulas e já está trabalhando em Tombos, Minas Gerais. E assim que comecei o curso, já consegui um emprego na área, numa gráfica. Isso me ajudou a colocar os ensinamentos em prática, e percebi que desenvolvi mais rápido o aprendizado. Agradeço muito à Secretaria”, disse Brenda. “Em breve, meu filho vai voltar pra Campos, e queremos abrir um negócio para nós três trabalharmos juntos — afirmou a mãe Elizabeth.
A diretora jurídica da Secretaria, Pryscila Marins, representou o secretário Marcão e citou Cora Coralina ao destacar que: “É feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
— Passamos por muitas dificuldades pra chegar até aqui. Buscamos recursos e estratégias para vocês concluírem os cursos e receberem esses certificados, a fim de dar autonomia e dignidade a todos. Esse é o reconhecimento da luta de vocês. Que o céu seja o limite para conquista de vocês — destacou Pryscila.
A diretora do Departamento de Programas e Projetos, Catharina Barbosa, ofereceu uma placa de homenagem em reconhecimento aos trabalhos prestados pela ex-funcionária do setor, Cláudia Gonçalves, falecida este ano. A placa foi entregue ao esposo e mãe da servidora. “Ela fez muito pela Inclusão Produtiva. Gostaríamos que a memória dela fosse sempre lembrada e preservada”. Aos formados, Catharina acrescentou: “Sei da história pessoal de muitos e sei o quanto estão felizes por estarem aqui. Temos batalhado muito para oferecer mais cursos para o próximo ano, mas, em 2019, já conseguimos ampliar e passamos a oferecer cursos para a área rural, em parceria com a UENF. A dedicação dos alunos também foi muito grande. Parabenizo a minha equipe que é nota mil e os instrutores são incansáveis”, relatou.
O presidente da Câmara, Fred Machado, parabenizou a Prefeitura. “Com esses cursos, a Prefeitura garante dignidade para os alunos, oferecendo a vara pra pescar e não o peixe. Parabenizo também aos alunos pela vontade de prosperar e por não ficaram estagnados nas dificuldades encontradas. Vocês estão correndo atrás das oportunidades”, comentou.
O líder do Governo na Câmara, vereador Paulo Cesar Genásio, destacou que o futuro da cidade passará pelas mãos dos novos profissionais. “Que vocês tenham orgulho e continuem lutando. Que esse certificado seja o primeiro de muitos. O empenho de cada instrutor também foi fundamental, por isso, parabenizo a cada um e ao secretário Marcão, pois o trabalho dele é essencial”, opinou.
A cerimônia também contou com a gerente do setor, Iara Nascimento; o coordenador dos Cursos para Área Rural, Francisco Alves; a vereadora Joilza Rangel; assistente social da ONG Orquestrando a Vida, Inês Cristina Oliveira; e todos os instrutores que foram ovacionados pelos cursistas.
A SMDHS oferece diversos cursos para pessoas em vulnerabilidade social, encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou de outros equipamentos da rede socioassistencial, com o objetivo de inseri-las no mercado de trabalho, aumentar a renda familiar e diminuir a dependência de benefícios sociais. São cursos tanto para pessoas que moram na área urbana quanto na área rural, como o de manejo de tratores agrícolas, de linguiça artesanal, geleias e doces artesanais, de queijos, cabeleireiro, panificação, costura criativa, serigrafia e artesanato. O setor formou outras 210 pessoas em 2017 e 290 em 2018. Alguns eram ex-moradores de rua e estão reconstruindo suas vidas, após terem voltado ao mercado de trabalho.