A advogada Pryscila Marins é a nova secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Ela substitui o também advogado Marcão Gomes, que deixa o governo municipal para assumir uma cadeira na Câmara Federal. Pryscila já atuava na Secretaria como diretora jurídica e tem grande experiência na área do Direito Eleitoral e Direito Constitucional. Atuou como procuradora geral da Câmara de São João da Barra (2013/2014) e, atualmente, é presidente da comissão de Direito Eleitoral da OAB/RJ.
— Agradeço ao prefeito Rafael Diniz pela confiança e pela oportunidade de continuar trabalhando principalmente pela população mais vulnerável. Marcão fez um excelente trabalho à frente da secretaria e primou pelo atendimento humanizado. Vamos dar sequência a esse trabalho — garantiu. “Ao Marcão, desejo sucesso e que consiga trazer muitos benefícios para nossa Região. Que ele prossiga realizando suas atividades de forma séria, transparente e muito técnica agora em Brasília”, completou Pryscila.
A nomeação de Pryscila e exoneração de Marcão foram publicadas no Diário Oficial do município nesta quarta-feira (18). O secretário de Gestão Pública, André Oliveira, deu posse a nova gestora.
Marcão foi vereador por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, tendo sido o vereador mais votado no último pleito eleitoral. Advogado, contador, servidor público federal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF-Campos), pós-graduado em Finanças e Orçamento Público, mestre em Contabilidade e Controladoria Aplicadas ao Setor Público.
A posse de Marcão deve acontecer ainda esta semana e se deve em razão de o colega de legenda, deputado federal Altineu Côrtes (PL), ter se licenciado da Câmara Federal para assumir a secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (RJ). Altineu tomou posse na nova função no Palácio Guanabara nesta quarta-feira (18).
— Mesmo com toda dificuldade financeira que assola o país, conseguimos avanços na Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. Mantivemos o cofinanciamento com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), às quais repassamos mais de R$ 377 mil reais por mês. Investimos cerca de R$ 454 mil reais em cestas básicas em 2018 e 2019, contemplando centenas de famílias em vulnerabilidade social. Além disso, continuamos ofertando o Programa Municipal Renda Mínima, que concede benefício temporário de até seis meses no valor de um salário mínimo para 225 famílias. Pagamos Aluguel Social para 179 famílias, que moram em áreas de risco. E mantivemos o auxílio funeral que atendeu mais de 330 pessoas só no primeiro semestre deste ano. Também garantimos o benefício do Defeso tanto de água doce quanto de água salgada — destacou Marcão.
Ele acrescentou, ainda, que vários ex-moradores de rua recuperaram os vínculos familiares e foram reinseridos na sociedade em sua gestão. “Oferecemos cursos a eles e colaboramos para que voltassem ao mercado de trabalho novamente. Formamos, em três anos, cerca de 800 pessoas nos nossos cursos de inclusão produtiva. Realizamos vários seminários e capacitações, além de diversas mobilizações e reuniões com a sociedade civil, a fim de combater a violência contra a mulher. Enfim, o saldo é bastante positivo mesmo mediante a realidade atual do país”, lembrou.
Ele agradeceu ao prefeito Rafael Diniz pela parceria. “Agradeço ao povo do Estado do Rio de Janeiro pela votação e reafirmo meu compromisso com os interesses públicos nesse mandato em Brasília. Agradeço, ainda, ao prefeito e amigo Rafael Diniz por confiar em mim para conduzir uma pasta tão importante que é a social. No entanto, há a necessidade da desincompatibilização do cargo de secretário para tomar posse no cargo de deputado federal. Agradeço, também, aos servidores - que se tornaram amigos - com os quais trabalhei na Secretaria. Sempre muito solícitos, humanos e com muita vontade de ajudar a população mais vulnerável da nossa cidade”, concluiu.