O Setor de Identificação Civil da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social faz cerca de 1.300 carteiras de identificação por mês em parceria com o Detran/RJ, de forma gratuita. O prazo de entrega é de 15 dias. De acordo com a secretária da pasta, Pryscila Marins, o sistema que faz o envio de dados do usuário, implantado pelo Detran, é informatizado (online) garantindo um cadastro nacional biométrico e, consequentemente, a agilidade no atendimento e na entrega das carteiras.
— Este é o Posto 620 que funciona no prédio da nossa Secretaria, na Travessa Santo Elias, 46, bairro Jardim Carioca. O atendimento ao público para dar entrada na carteira acontece no turno da manhã. Para retirar a carteira, o horário é das 8h às 17h. Já a população da Baixada Campista, conta com o Posto 621, na Praça São Gonçalo, em Goitacazes. Dessa forma, os moradores da Baixada não precisam se deslocar até o Jardim Carioca para retirar a carteira — afirmou a secretária.
A coordenadora do Setor, Sônia Madureira, lembrou que o Documento de Identificação Civil pode reunir os números de todos os documentos de registro dos cidadãos. Neste caso, se houver interesse em inseri-los, o usuário deve apresentar xeros dos mesmos. Os documentos que podem ser inseridos de forma opcional são Carteira Nacional de Saúde (do SUS), Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, Título de Eleitor, Certificado Militar, Tipo Sanguíneo (exame de laboratório), CPF, PIS/PASEP.
— É preciso lembrar que as pessoas que têm documento de identidade com mais de 10 anos precisam trocá-las. Aqui na Secretaria, fazemos toda a parte de coleta de digitais, fornecimento de dados pessoais e assinatura — disse Sônia.
Bruna Pessanha, 12 anos, foi ao Posto 621 nesta terça-feira (21) acompanhada do pai Pedro Azevedo, para retirar sua primeira carteira de identidade. “Nossa principal necessidade é porque ela mora longe de mim e sempre precisa viajar de avião. Mas, a partir dos 12 anos, a companhia aérea não aceita mais a certidão de nascimento. No Detran, o atendimento é bem mais demorado e o agendamento é feito pelo site. Por aqui o acesso é muito mais fácil e rápido”, disse Pedro.
Maria José Leite também procurou o serviço nesta terça-feira e elogiou o atendimento. “Perdi meu documento há mais ou menos três meses. Hoje vim me informar sobre o que devo fazer para retirar a segunda via, mas vou voltar, trazendo as cópias dos documentos para concluir o atendimento”, comentou.
DOCUMENTOS PARA RETIRAR A 1ª VIA DE IDENTIDADE:
Certidão de nascimento (original e xerox). Para menores de 12 anos, é obrigatória a apresentação de um documento com foto do responsável (original e xerox). Caso o responsável não seja pai ou mãe do menor, também é necessário um documento assinado por um juiz comprovando que este obtém a guarda do menor. (Não é necessário apresentar isenção de pagamento).
DOCUMENTOS PARA RETIRAR A 2ª VIA DE IDENTIDADE:
No caso de retirada de segunda via, os interessados devem ter em mãos a cópia dos documentos pessoais (certidão de nascimento ou casamento) e, caso não tenha condições de pagar a taxa para retirada do documento, deve adquirir a isenção na Fundação Leão XIII, que funciona na Rua Treze de Maio, 77, Centro (antigo prédio da Cedae); ou no Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), no Jardim Carioca, em frente à Secretaria.