O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social comemorou 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nesta segunda-feira (13). Para celebrar a data, o grupo realizou, por meio remoto, a Festa Sustentável #roçaemcasa, com apresentação de um Varal Online, como destacou a secretária da pasta, Pryscila Marins.
- O evento foi promovido de forma virtual, por meio de grupos de whatsapp, e representa a culminância da vasta programação que teve início segunda-feira (6), com oficinas, e outras atividades, envolvendo toda a família. O ECA foi trabalhado com eles durante toda a semana. Os orientadores sociais estão promovendo um intenso trabalho também durante esse período de pandemia. Para as famílias que não têm acesso à internet, nossas equipes levam as atividades até a residência dos usuários - explicou a Secretária.
Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Cristiana Versiani, sexta-feira (10), o Serviço promoveu a quadrilha ecológica, com premiação dos anfitriões da festa, rei e rainha, e casamento dos peões.
- Para a quadrilha, os participantes do SCFV se caracterizaram com roupas típicas; decoraram suas casas com as peças confeccionadas nas oficinas; brincaram com os jogos produzidos a partir das atividades propostas; prepararam receitas que aprenderam com os orientadores sociais; dançaram a coreografia do “Xote Ecológico”, divertindo-se com toda a família. Tudo isso pelo whatsapp. Essa proposta teve o objetivo de fortalecer os vínculos familiares - disse Cristiana.
De acordo com a coordenadora do Serviço, Darcilene Fiuza, os profissionais do setor trabalharam, em paralelo, o tema Cuidado Socioambiental por meio de oficinas online; de jogos produzidos a partir de material reciclado; oficinas de decoração, de receitas da roça e de reaproveitamento de alimentos.
- Procuramos apresentar o tema de uma maneira lúdica, aliando cultura e lazer. Na Festa Sustentável, apresentamos o Varal On Line, que é um vídeo com o registro de todas as atividades realizadas por eles ao longo da semana passada. Além disso, os assistidos receberam kits para premiação de rei e da rainha (idosos), casal de noivos e outros para a quadrilha ecológica. Os critérios de premiação se deram com base nos participantes mais ativos durante as atividades online - comentou Darcilene.
Para o Varal online, cada usuário fez um desenho com uma frase enfocando os direitos da criança e do adolescente. "A gente precisa, ainda nos dias de hoje, avançar em muitas questões, porque ainda existe o trabalho Infantil, crianças que deixam de frequentar escola, violência contra crianças, entre outras situações. Precisamos divulgar e valorizar esse assunto para que mais pessoas tomem consciência e ajudem a efetivar esses direitos", ponderou a coordenadora.
Cerca de 1,3 mil pessoas estão inscritas nos polos do SCFV. Desse total, aproximadamente 120 são idosos. Os demais são crianças e adolescentes. Os polos estão espalhados pelo município de forma territorializada, atendendo famílias em vulnerabilidades sociais.