Notícia no detalhe
Estrutura da rede socioassistencial é apresentada ao Ministério dos Direitos Humanos
A equipe conheceu a estrutura da rede socioassistencial formada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar
Alinhar e traçar estratégias para o melhor atendimento e garantia do direito da criança e do adolescente foi tema da reunião com os técnicos da Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. O encontro aconteceu na casa dos Conselhos.
Os técnicos do ministério consideraram o Programa Saúde na Escola (PSE) referência nacional, por isso, a terceira fase da estruturação do Programa Nacional para prevenção do risco sexual precoce e gravidez de crianças e adolescentes aconteceu na cidade e a equipe conheceu a estrutura da rede socioassistencial formada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar.
Segundo a Coordenadora-Geral de Fortalecimento de Garantias de Direitos, Alinne Duarte, a sociedade precisa focar na prevenção e na promoção em todos os aspectos. “A gente tem um olhar sensível porque sabemos como o conselheiro tutelar sofre na ponta. Enquanto governo, temos responsabilidade do cuidado com a criança e o adolescente e com a prevenção teremos êxito em qualquer politica. A nossa perspectiva é trabalhar no eixo de capacitação e no auxilio na estruturação das ações com os municípios. Estamos cuidando de quem cuida”, explicou a coordenadora que estava acompanhada da diretora de Promoção e Fortalecimento dos Direitos da Criança e do Adolescente SNCA, Luciana Dantas.
O Ministério disponibiliza para a população cursos de capacitação na Escola Nacional da Criança e do Adolescente (ENDICA).
A gente celebrou termo de parceria com a Universidade Federal Fluminense para conscientizamos a prevenção e com a iniciativa do ministério poderemos ampliar nossos serviços no fortalecimento de vínculos e conscientização. Fazer a proteção básica na ponta é de extrema importância para redução de danos. Não estamos deixando de assistir a população mesmo com a pandemia – disse o Rodrigo Carvalho, secretário de Desenvolvimento Humano e Social.
Participaram da reunião, os subsecretários de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Coutinho, e de Politicas para Mulher, Josiane Viana; as conselheiras Tutelar, Mannu Ramos e Alessandra Crespo; a coordenadora do FortaleSer, Valéria Palhares, a diretora de proteção Básica, Paloma Campos e técnicos dos equipamentos sociais.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
- 15/11/2025 15:51:02 Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
- 15/11/2025 13:41:40 Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
1511 13h41Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
1511 09h21Obras do novo centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado avançam
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















