O Consultório na Rua (CR) começa a funcionar na próxima terça-feira (09). Esse é mais um passo do governo Wladimir Garotinho com foco na assistência à População em Situação de Rua (PSR) . O Programa, que tem parceira do Governo Federal, será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), além das Redes de Saúde Mental e de Urgência e Emergência, bem como a Segurança Púbica Municipal e Estadual, através do Corpo de Bombeiros Militar.
As ações do Consultório na Rua acontecerão de segunda a sexta-feira, prioritariamente das 17h às 22h, por uma equipe multidisciplinar formada por uma assistente social, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem da Secretaria de Saúde.
Os locais de maior concentração da PSR que receberá as ações do Consultório na Rua já foram mapeados pela equipe e vai desde o Centro da cidade até Guarus: Praça do Santíssimo Salvador; Centro Pop; Avenida 28 de Março (em frente ao Ronaldo Rural); Rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa); Teatro Trianon; Rodoviária Roberto Silveira; Jardim São Benedito; Praça em frente a Igreja do Saco; Ponte Leonel Brizola (conhecida como Ponte Rosinha); Pelinca; Praça Santo Antônio; nos entornos do Guarus Plaza Shopping e Primeira Passarela em Guarus (Parque Novo Mundo).
As demandas de saúde que a equipe não puder solucionar no espaço da rua, serão encaminhadas para os pontos de atenção da rede de saúde que já estão cientes da condução dos processos de trabalho. O Consultório na Rua busca trabalhar com a ótica de construção de vínculos, com respeito às diferenças, à promoção de direitos humanos, a inclusão social e o enfrentamento do estigma que marca profundamente esse segmento social.
"As ações do Consultório na Rua visam o atendimento às demandas de saúde da PSR in loco, fortalecendo a autonomia, respeitando as escolhas dos usuários por meio de uma conduta não julgadora ao comportamento do grupo. Uma das diretrizes do trabalho se trata da política de redução de danos direcionadas aos que fazem uso de substâncias psicoativas", explica o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury.
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, destaca que durante as abordagens, a equipe técnica do Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (CentroPop) irá identificar os casos de necessidades em saúde e acionará o Consultório de Rua. A equipe técnica do CentroPop é formada por orientador social, psicólogo e assistente social.
“Estamos cuidando dos vulneráveis e o consultório vai ser mais um complemento nas ações para a dignidade, o fortalecimento de vínculos interpessoais, como forma de contribuir para a construção de novos projetos e trajetórias de vida, para que eles aceitem sair das ruas”, completou Rodrido Carvalho.
OUTRAS AÇÕES - No último sábado (27), o prefeito Wladimir Garotinho visitou as instalações do Centro de Referência para População em Situação de Rua (CentroPop) e participou da abordagem social na área central da cidade. Na ocasião, onze pessoas foram acolhidas nos equipamentos da prefeitura, Casa de Passagem e Lar Cidadão e, ainda, quatro reinseridas ao convívio familiar. A primeira dama, Tassiana Oliveira, e o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, participaram da ação.