Notícia no detalhe
Ministério da Saúde:Campos com quase 100% das metas contra dengue
“Observamos que o município de Campos já executou quase 100% das ações planejadas de combate à dengue contidas no Plano Municipal de Contingência para Prevenção e Controle da Dengue. E isso é muito positivo”. A declaração é da médica e técnica da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (MS), Carleuza Maria de França Mourão, que desde segunda-feira (07) visita o município para uma ação de cooperação técnica.
A ação é compartilhada entre Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) e governo municipal e vem ocorrendo prioritariamente em 16 capitais brasileiras inseridas no Mapa de Risco de Epidemia de Dengue, além de estados de Minas Gerais e São Paulo. Nove municípios do interior do estado do Rio também estão inseridos no Mapa.
Em reunião na Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (08), com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, e com o coordenador do Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde da Região Norte (Sesdec), Fábio Conceição de Oliveira, Carleuza afirmou que o Prontuário Eletrônico da Dengue, desenvolvido pelo município em 2009, é perfeito.
- O prontuário é muito bom, não somente para direcionar o atendimento ao paciente, mas também eficiente no bloqueio de transmissão do vetor. Campos é pólo e referência para a região - ressaltou Carleuza.
Participaram, ainda, da reunião, os diretores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Centro de Referência da Dengue; das Superintendências de Controle e Avaliação, de Saúde Básica e de Saúde Coletiva; e do Departamento de Educação e Saúde da Secretaria. Na ocasião, o secretário solicitou ao MS nota técnica, a fim de viabilizar a troca do veneno utilizado nos carros fumacê para o malathion, que oferece maior eficácia. A técnica se comprometeu em analisar o pedido junto aos biólogos do órgão.
Elogios - Carleuza elogiou a atuação do município no que diz respeito à capacitação dos profissionais, favorecendo a atuação, principalmente, nos casos mais graves; ao trabalho educativo junto à população, que interfere diretamente na transmissão da doença; ao gerenciamento do atendimento, com a classificação de riscos. “Minha sensação é muito positiva. Vemos um grande empenho do gestor local em evitar uma epidemia”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















