A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social registrou 31.699 atendimentos desde o início do ano. Completando 100 dias do governo do Prefeito Wladimir Garotinho, a área social e o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade tem sido prioridade. A afirmação é do secretário, Rodrigo Carvalho.
“Estamos com o olhar atento às pessoas. Diante do impacto social da pandemia entendemos que a responsabilidade do poder público e, sobretudo, da pasta da Assistência Social se amplia para ofertar a proteção social à população em situação de vulnerabilidade social e, por determinação do prefeito Wladimir Garotinho, estão sendo criadas alternativas para mitigar a escassez alimentar e garantir os direitos fundamentais da população”, destaca o secretário.
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) - 13 espalhados em territórios da cidade - realizaram 23.309 atendimentos. Entre os serviços estão os atendimentos do acompanhamento familiar, preenchimento e atualização do Cadastro Único dos Programas do Governo Federal (Cad Único), encaminhamento ao Benefício de Prestação Continuada e visitas domiciliares. Até o momento estiveram em acompanhamento familiar no âmbito dos CRAS 1.386 famílias.
Outros 1.246 relacionados ao Cadastro Único foram ofertados diretamente na Gestão do Programa Bolsa Família. No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) 992 pessoas participaram do serviço, dentre estes crianças, adolescentes e idosos. Os orientadores sociais ofertam trabalhos remotos e levam materiais socioeducativos nas residências aos usuários que não possuem acesso à internet.
Em relação aos benefícios eventuais foram concedidas pela SMDHS 188 urnas e suporte no Auxilio funerário. As famílias cadastradas e acompanhadas nos CRAS e CREAS receberam cerca de 3203 cestas básicas garantindo a segurança alimentar no contexto da pandemia. Além destes, o Aluguel Social foi pago para 164 famílias em situação de vulnerabilidade habitacional.
Os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) acompanharam nos primeiros meses do ano, 740 famílias que tiveram seus direitos violados, a estas foram ofertados 956 atendimentos.
Por meio do Centro de Referência Especializado para pessoas em situação de rua (Centro POP), em relação ao serviço especializado para pessoas com em situação de rua e as abordagens sociais, a secretaria contabilizou 1.761 atendimentos.
Em relação a população em situação de rua, o município possui uma capacidade de atendimento de 111 vagas nos Serviços de Acolhimento Institucional para esse público. Além destes, há a oferta do referido serviço a Jovens e Adultos com Deficiência, alcançando atualmente 11 usuários.
A prefeitura por meio do cofinanciamento com Organizações da Sociedade Civil garantiu assistência à 835 usuários do Educandário São José Operário, Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape), Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), Associação de Pais e Amigos Expecionais (Apae), Asilo Nossa Senhora do Carmo e Grupo Espírita Francisco de Assis (GEFA). Destas entidades, 04 oferecem serviços especializados e garantem direitos as pessoas com deficiência, 01 a idosos através da Instituição de Longa Permanência e 01 para pessoas em situação de rua através do serviço de Acolhimento.
Em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a prefeitura vai reabrir o Restaurante Popular com almoço a R$1,00 e inaugurar o Café na Rodoviária, com o preço de R$0,50. O Centro de Cidadania LGBTQIA+ vai oferecer serviços importantes para a população na Travessa Santo Elias S/N.
“Estamos firmando parcerias que irão garantir assistência às pessoas que mais precisam”, explica Rodrigo.