Nesta terça-feira (13), a passagem do 53º aniversário do Teatro de Bolso Procópio Ferreira, equipamento pertencente à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), foi lembrada através de uma live marcada pela palestra “História do Teatro de Bolso”, proferida pelo ator, jornalista e escritor Avelino Ferreira. A atividade foi a primeira de três, na programação que prossegue nesta quarta-feira (14) e na quinta-feira (15), sempre às 19h, no canal “FCJOL Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima”, no YouTube.
O evento virtual foi aberto pela presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, após cerimonial apresentado pela diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu. “São 53 anos de lutas, de resistência da classe artística e de espetáculos inesquecíveis, comprovando que o Teatro de Bolso merece nosso carinho. Mas, infelizmente, no mês de janeiro, quando assumi a presidência da FCJOL, encontrei o espaço bastante sucateado, com necessidade de reparos e modernização. Nossa meta, para o pós-pandemia, é devolver essa casa tão especial, em perfeitas condições de uso”, disse Auxiliadora.
Em seguida, a vice-presidente da FCJOL, Fernanda Campos, iniciou a mediação do encontro “História do Teatro de Bolso”, com palestra proferida por Avelino Ferreira. A coordenadora artística do Teatro de Bolso, Neusinha da Hora, participou do debate, após a palestra.
“Defino como grandes personalidades dessa história, os atores e teatrólogos Orávio de Campos Soares e Winston Churchill Rangel, que mudaram conceitos, no teatro campista. Um ato fundamental para a criação do Teatro de Bolso foi a fundação da Associação Regional de Teatro Amador (Arta), em 1965. Logo depois, aconteceu a definição do local, o barracão do Clube Tenentes de Plutão, antigo depósito de materiais dos extintos cordões carnavalescos de Campos. A construção do espaço, iniciada em 1965, no governo do prefeito Rockfeller Felisberto de Lima, foi concluída na gestão do prefeito José Carlos Vieira Barbosa, com sua inauguração em 13 de abril de 1968”, explicou Avelino Ferreira.
Programação – Nesta quarta-feira (14), às 19h, no YouTube da FCJOL, a segunda noite da programação, terá como atração a “Aula de Dança Livre Virtual”, com a animadora cultural, Neide Brasil. E, nesta quinta-feira (15), às 19h, a Mesa Redonda Virtual “A importância do Curso Livre de Teatro na definição de sua vida profissional”, encerrará a agenda, recebendo os atores Raquel Simen, Rossini Reis, Whiverson Reis, Wesley Cabral e Aldo Vieira, ex-alunos do Curso Livre de Teatro da FCJOL, iniciado em 2009. A live terá a mediação de Kátia Macabu.