Notícia no detalhe
Salas de leitura nas escolas municipais reforçam aprendizado
O ano letivo está nas portas e a prefeitura, através da Secretaria de Educação, continua investindo na revitalização e implantação das salas de leitura nas escolas municipais. Os alunos matriculados na rede retornaram às aulas na semana passada, inseridos em um novo cenário, com instrumentos adequados às necessidades educacionais. Mais de 30.000 livros de 20 títulos diferentes foram distribuídos nas 235 unidades escolares do município.
Com o objetivo de renovar e ampliar o acervo de livros, foram abertas 63 bibliotecas e 110 espaços de leitura. As salas foram reforçadas e inovadas com novas obras, incluindo livros de pesquisas, livros didáticos, literatura infanto juvenil, clássicos da literatura brasileira, jornais e revistas.
A capacitadora e membro da coordenação de leitura, Ana Raquel Pourbaix, ressaltou que este investimento está sendo feito com a finalidade de estimular a leitura e melhorar a qualidade da educação nas escolas. “Com a leitura, podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento e descobrir um mundo novo. O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que a criança aprenda desde pequena que ler é algo importante e prazeroso”, destacou Ana Raquel.
Cada sala de leitura conta com um professor incentivador, responsável por incentivar ações de leitura na unidade escolar para os alunos, professores, funcionários e comunidade. Segundo a coordenadora de leitura no município, Maria Auxiliadora Passos de Azevedo, a finalidade do programa de leitura é fazer da escola um espaço privilegiado de formação de leitores. “As salas estarão abertas nos horários de intervalos e a comunidade terá acesso livre às bibliotecas”, acrescentou Maria Auxiliadora.
A Secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, ressaltou que, através da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação, além de adquirir cultura, conhecimentos e valores. “As pesquisas mostram que quem tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiado em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor”, finalizou a secretária.
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