Os gestores da Secretaria de Saúde, da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Hospital Ferreira Machado (HFM) receberam, nesta quarta-feira (23), da diretoria da CDL Jovem, materiais doados por empresários do comércio varejista de Campos dos Goytacazes para as obras de adequação de uma área da unidade hospitalar que vai sediar o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança vítimas de violência (CAAC). A entrega, que contou com a participação dos doadores, marcou o início do trabalho de reforma e adaptação do espaço que vai concentrar no HFM, em um ambiente privativo e não hostil, atendimento de saúde, registro da ocorrência criminal, entrevista investigativa e realização da prova pericial.
O diretor de Capacitação da CDL Jovem, Tarcísio Viana, reafirmou o compromisso do grupo com esse viés social. “A gente está conseguindo reunir empresários com consciência política social e como resultado estamos dando um retorno muito positivo para a sociedade. Nesta primeira fase da entrega estamos recebemos do Ipiranga Home Center, louças e metais, já a Casabella entrou com as tintas, a G2 Acústica e Térmica com as paredes de drywall e a Casa das Telhas com portas caixonetes e ferragens. Para a segunda fase vamos acionar outros empresários para que dentro de pouco tempo a obra seja entregue por completa”, comemorou.
Participação da sociedade – O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mérida, destacou o envolvimento do empresariado jovem em causas importantes. “Essa entrega de hoje é fruto de uma parceria do cidadão de bem, do empresário vocacionado em boas causas com o poder público, e com a CDL Jovem sendo elo para que as doações se concretizem”, avaliou.
“O papel nosso enquanto sociedade é servir. Essa consciência é fantástica, e com esse espírito podemos construir uma sociedade melhor, mais colaborativa, mais justa e amenizar o sofrimento de muitos, como é caso que estamos vivenciando aqui, com a construção de uma área para acolher crianças vítimas de violência. O que está sendo feito é de muita relevância. Parabéns a vocês pela doação e pela inciativa”, pontuou o secretário de Saúde, Adelsir Barreto, que estava acompanhado pelo vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marcos Gonçalves.
Importância do CAAC – O superintendente do HFM, Arthrur Borges, destacou que com o CAAC, as vítimas de violência não vão mais precisar se deslocar por quatro lugares diferentes para conseguir atendimento e justiça. “Hoje, é com grande alegria que damos início à execução do projeto do CAAC, com a presença da CDL Jovem e dos empresários que serão os nossos parceiros nesta importante conquista, mostrando a nova face da sociedade civil, que toma para si a função de protagonista, junto ao secretário de Saúde e ao vice-presidente da FMS, em um projeto que visa a equidade no atendimento de um grupo populacional que até então, não dispunha de correto espaço e atenção. A proposta é nobre e deve ser abraçada por todos”, destacou Borges.
Segundo o diretor administrativo do HFM, Gilberto Nunes, a obra deve durar três semanas. “Começamos com nossa equipe já promovendo o trabalho de reforma e adequação do espaço. O drywall também teve sua instalação iniciada pela empresa parceira no projeto e estamos otimistas, de que se tudo continuar nesse ritmo poderemos entregar em pouco mais de 20 dias”, destacou.
CAAC – O CAAC consiste em um centro de atendimento integrado para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Além do atendimento de saúde da vítima, o centro promove o registro da ocorrência criminal, a entrevista investigativa e a realização da prova pericial. O objetivo é resgatar a integridade emocional e a dignidade das vítimas com o novo processo de tratamento e apuração de crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes.