Durante o Seminário Sob Controle, realizado nesta quinta-feira (2) no Teatro Municipal Trianon, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, falou sobre o trabalho de planejamento e organização da secretaria e do cuidado com as pessoas para garantir um calendário de pagamento para os servidores municipais que, atualmente, estão com o salário em dia, uma das prioridades da atual gestão. As medidas tomadas pela atual administração e o novo organograma com redução de cargos comissionados e funções gratificadas possibilitaram uma economia de R$ 40 milhões na folha de pagamento dos servidores da prefeitura. Durante o seminário, o prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado pelo vice-prefeito, Frederico Paes, anunciou que o pagamento de 50% do 13º dos servidores será efetuado em outubro.
- Hoje, nós temos um calendário que ainda não é o que desejamos, mas é o calendário do gestor responsável porque a gente precisa ter segurança. Também estou muito contente porque o calendário também contempla o prestador de serviço. Fiquei perplexo ao descobrir que, em torno de R$ 10 milhões não foram pagos em 2020 aos prestadores de serviço, ou seja, nenhuma folha dos prestadores do ano passado foram quitadas. Prefeito, gostaria de te dar os parabéns porque todas as nossas folhas de prestadores de serviço estão sendo quitadas - disse o secretário de Administração, ressaltando a importância do respeito ao servidor público, colaboradores e aos prestadores de serviço.
No último quadrimestre de 2020, a folha de pagamento chegou a atingir 54,5% do orçamento, ultrapassando o que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é 54%. Com os ajustes que tiveram que ser feitos, pela atual administração, esse percentual caiu para 52,65% em 180 dias. O secretário explica que, para cuidar das pessoas na prefeitura, era preciso colocar em dia também os direitos dos servidores. "Cuidar das pessoas é também ser irmão na sensibilidade, ser atento nestes momentos difíceis"
- Além dos pagamentos atrasados, havia férias vencidas e não pagas, auxílio funeral e, se a prefeitura estava devendo, era preciso pagar por questões humanitárias e de direito. São situações que não são visíveis a todos, mas existem e precisam ser respeitadas. Estamos pagando o auxílio funeral aos familiares de servidores que faleceram nos últimos anos. Como não temos como pagar tudo de uma só vez, estamos nos planejando – explica o secretário, lembrando ainda das verbas rescisórias dos familiares dos servidores falecidos, que começam a ser pagas em agosto.
Wainer ressalta que, para promover a organização necessária, neste curto espaço de tempo de seis meses, foram necessários muito trabalho e uma mudança na política de atendimento. “Tivemos que cuidar do Departamento Pessoal no primeiro momento, mas humanizamos o atendimento e, hoje, nós ligamos para os servidores para avisar quando seus direitos estão sendo pagos e, depois, voltamos a manter contato porque é necessário saber o que ele achou do atendimento. Isso é importante”.
A secretaria já realizou o recadastramento dos servidores da Saúde e da Educação e, agora, está promovendo o cadastramento geral dos servidores, mais uma etapa do processo de organização do órgão. “Com o recadastramento, vamos mapear todos os nossos recursos humanos e suas respectivas lotações”, disse o secretário de Administração, que ressaltou a importância do planejamento, organização e disciplina.
Para o segundo semestre, a secretaria vai implantar programas para valorizar ainda mais os servidores e oferecer novas oportunidades, como o programa Primeira Chance, que será lançado no dia 15 de julho e vai oferecer 200 vagas de estágio em diferentes áreas; Ano Jubilar, homenageando os servidores que completaram 25 anos de serviço; e Treinar Certo, entre outras propostas. "Estamos cuidando de pessoas e, para isso, é importante que os servidores também estejam motivados. Com os salários em dia, eles podem se planejar melhor e isso é fundamental para todo trabalhador”, afirma Wainer.
Participaram do seminário secretários municipais, presidentes de autarquias, vereadores, funcionários e colaboradores da Prefeitura de Campos. Na composição da mesa estavam a deputada federal Clarissa Garotinho; o deputado estadual Bruno Dauaire; o presidente da Câmara Municipal, Fábio Ribeiro; o procurador Geral do Município, Roberto Landes; os secretários de Governo, Suledil Bernardino; de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira; de Transparência e Controle, Rodrigo Resende. A solenidade também contou com a presença da primeira-dama, Tassiana Oliveira; da esposa do vice-prefeito, Carla Monteiro Paes; e da ex-prefeita, Rosinha Garotinho. Durante o seminário, um vídeo foi exibido com as principais ações do governo nestes seis meses. Entre os vereadores, estavam Álvaro Oliveira, líder do governo na Câmara; Juninho Virgílio, Bruno Pezão; Dandinho de Rio Preto; Marquinhos do Transporte; Leon Gomes; Silvinho Martins, Kassiano Tavares; Pastor Marcos Elias, Luciano Rio Lu, Jô de Ururaí e Fred Machado.