Dos 415 beneficiários do Programa de Fórmulas Infantis Especiais, 51 foram convocados, inclusive através de Diário Oficial, para o recadastramento, porém, 28 não compareceram e terão benefício bloqueado, conforme prevê a lei e a decisão do Tribunal de Justiça. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou o recadastramento no dia 17 de junho, quando as listas nominais começaram a ser publicadas, semanalmente. A Prefeitura também tem feito a repescagem nas sextas-feiras. Na semana das convocações, a equipe também fez busca ativa, através de contato telefônico.
O subprocurador Geral do Município, Gabriel Rangel, informou que, com o objetivo de estabelecer um diálogo institucional, o município já ofciou o Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, sobre a publicação do Decreto Municipal nº 203/2021, que dispõe sobre a convocação dos beneficiários da dispensação de fórmulas especiais a crianças com alergia à proteína do leite de vaca para o recadastramento e reavaliação, conforme Lei Municipal nº 8.708/2016, de 16 de junho de 2021. “Oficiamos para apresentar mais uma medida implementada pela atual gestão, que visa racionalizar a despesa pública e otimizar o atendimento aos beneficiários”, explica o subprocurador.
“Através dos ofícios, estamos informando ao Judiciário, ao MP e Defensoria Pública que o Município está promovendo o recadastramento e reavaliação, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.708/2016 e o acórdão (decisão) da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, de 11 de março de 2021”, informa.
No ofício, o município explica que a Secretaria de Saúde montou equipe especializada e multiprofissional, composta por 14 integrantes: cinco médicos (dois pediatras, dois alergistas e um gastropediatra), três nutricionistas, um técnico de enfermagem e cinco assistentes sociais.
A Lei Municipal estabelece parâmetros socioeconômicos para o fornecimento da suplementação alimentar e preconiza que os médicos e nutricionistas poderão ratificar ou não o diagnóstico apresentado pelo beneficiário que, se não comparecer na reavaliação, deverá ser excluído do programa. Na primeira semana de reavaliação, incluindo as datas de repescagem, houve 22 comparecimentos e 28 bloqueios por não comparecimento.
Foram feitas mais sete convocações e 16 estão em andamento. Os beneficiários do programa devem ficar atentos às convocações publicadas, por semana, no Diário Oficial, e comparecerem no dia e horários indicados. Os pais ou responsáveis devem se dirigir, para o recadastramento, no Departamento de Nutrição, da Secretaria de Saúde, na Rua Voluntários da Pátria, nº 875, Centro, acompanhados dos documentos a seguir, todos apresentados em cópia e original:
I - Certidão de nascimento da criança;
II - Cartão SUS da criança;
III - Cartão de vacinação da criança;
IV - Carteira de identidade e comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas do genitor ou responsável legal;
V - Comprovante de residência no Município de Campos dos Goytacazes;
VI - Comprovantes de renda de todos os membros da família, para fins de observância do disposto no artigo 4º da Lei Municipal nº 8.708, de 22 de junho de 2016.
Veja
AQUI matérias anteriores sobre o assunto: