O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, participou na manhã desta terça-feira (06) de um momento de gratidão e louvor, que marcou os 22 anos da Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape) e os 7 anos do Centro de Referência do Autismo, que foi desenvolvido pela então prefeita Rosinha Garotinho.
Na ocasião, o prefeito, junto com a primeira-dama e a presidente da Apape, Naira Peçanha, descerraram a placa em agradecimento à ex-prefeita Rosinha Garotinho, pela complementação do Centro de Referência do Autismo, em parceria com a Apape. Uma placa homenageando Rosinha Garotinho pelos serviços prestados à casa, também foi entregue.
“Esse momento é fundamental para nossa vida, para essa casa, porque nos remete uma gratidão a Deus muito grande pelos 7 anos do Centro de Referência do Autismo, que foi protagonista nesta cidade no governo Rosinha Garotinho e hoje atendemos 310 famílias, sendo 201 de autistas. Hoje, celebramos a inclusão social, a autonomia e falamos para a sociedade que ela precisa ser inclusiva, porque as diferenças fazem parte de nossa vida”, disse a presidente da Apape.
Naira relata que a parceria com o município é fundamental. “É através dela que podemos ofertar esse serviço. Foi assim no Governo Rosinha e não está sendo diferente no de Wladimir, que assim como o da mãe, a quem sou eternamente grata e que hoje prestamos nossas homenagens, tem esse olhar para o povo e para os necessitados”.
Emocionado e agradecido, o prefeito que participou do momento de louvor, não esconde a satisfação em ter sua família fazendo parte da história da Associação. “São sete anos de criação do Centro de Referência do Autismo, idealizado pela Naira e por minha mãe, a Rosinha, quando era prefeita, num trabalho belíssimo que ajuda muitas crianças com necessidades especiais que são assistidas aqui. Fico feliz em dar continuidade à assistência, fico feliz em ter ajudado como deputado e, agora, como prefeito, continuar ajudando na medida do possível, até mesmo, para aumentar o número de pessoas assistidas aqui”.
A primeira-dama Tassiana Oliveira fez questão de estar presente, representando Rosinha Garotinho. “É de extrema importância estarmos participando de um momento como esse, que já vem de outros governos da família e que permanece. É natural, nós mães, nos colocarmos no lugar de outra. Ao olhar para esse trabalho, é impossível não ter empatia e não mensurar a luta dessas mães para com seus filhos especiais. A luta e, ao mesmo tempo, o alívio e a esperança de poder contar com este espaço, é algo gratificante” finaliza.
Emocionada, Flávia Correia Bernado, mãe de duas meninas autistas, Rafaela de 07 anos e Lorena de 05, fez questão de testemunhar o desenvolvimento de suas filhas e o apoio recebido pelo Centro. “Quero agradecer a vocês que têm um olhar diferenciado para nossos filhos. Tenho duas filhas autistas, a mais velha é assistida daqui desde os dois anos. Eu digo que o Centro tornou-se o norte de minha família, nos deu uma perspectiva que antes não tínhamos. Hoje minhas filhas convivem em sociedade. Elas são diferentes sim, mas graças a pessoas como a sua família prefeito, e aos funcionários desta casa, o caminho fica mais suave”.
Também estiveram presentes na solenidade, o secretário de Saúde Adelsir Barreto, o subsecretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Frederico Rangel, o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, o presidente da Fundação da Infância e da Juventude, Fabiano de Paula e, também, o vereador Leon Gomes.