O choque de gestão proposto pelo atual governo tem avançado não só em reformas ou redução de gastos, mas em melhor atendimento à população. Um dos setores que vem recebendo atenção especial da Prefeitura, desde o início do governo Wladimir Garotinho e Frederico Paes, é o Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde. O setor, segundo o diretor do Departamento, José Luiz Oliveira, foi encontrado em total estado de abandono. “Um verdadeiro caos”, disse.
Além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que deixou de prestar atendimento por um ano, em 2020, e do laboratório de prótese, que ficou fechado durante os quatros anos do governo anterior, havia paredes mofadas, equipamentos quebrados, queimados ou furados, como refletores e mangueiras. “Os consultórios não tinham, sequer, caneta de alta rotação, que é o conhecido motorzinho. Com a falta de equipamentos, os pacientes eram apenas medicados emergencialmente, um paliativo”, afirmou José Luiz, destacando que a rede foi reerguida em três meses.
O CEO, reaberto em março deste ano, oferece restauração, extração, tratamento de canal, odontopediatria, periodontia e prótese. A unidade funciona diariamente das 8h às 17h, no Centro de Saúde, que funciona anexo à Secretaria de Saúde. É preciso agendamento presencial para o atendimento.
“Por causa da pandemia pelo novo coronavírus, estamos priorizando os atendimentos de urgência e emergência, mas não temos deixado de atender nenhuma pessoa que tem nos procurado”, disse ele, anunciando que, em breve, o CEO passará a funcionar no período noturno, das 18h às 21h, para atender aqueles que trabalham durante todo o dia e não têm tempo de ir ao dentista.
O fechamento do CEO afetou em cheio o tratamento dos dois filhos adolescentes da dona de casa Kelly Queiroz, 35 anos, moradora da Tapera. Ela contou que os filhos usam aparelho ortodôntico e, sem manutenção, a filha de 15 anos teve que retirar o aparelho. “Felizmente, o atendimento voltou. O pessoal aqui é bem atencioso”.
Outra iniciativa que beneficiou a população foi a reativação pela atual gestão dos serviços de urgência e emergência odontológica em sete Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Campos. As unidades funcionam 24h e atendem casos de infecção dentária, problemas de dor de dente, entre outros. São elas: UPH Saldanha Marinho, Guarus, Ururaí, São José, Farol de São Thomé, Morro do Coco e Travessão. Nos três primeiros meses deste ano, o Departamento de Odontologia realizou 13.982 procedimentos, distribuídos no CEO, nas UPHs e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
José Luiz citou também o Centro de Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (CAOPE), que funciona na UPH de Guarus e atende portadores de necessidades especiais, seja visual, motora, mental ou auditiva. “O atendimento na UPH de Guarus é bem satisfatório. Se o paciente precisar de uma extração em série, que é a extração de vários dentes ao mesmo tempo, por exemplo, ele é encaminhado para o Hospital Ferreira Machado (HFM), após avaliação ambulatorial, para a realização da cirurgia”, explicou ele, destacando que o serviço no HFM foi retomado em janeiro deste ano, com a reestruturação da equipe responsável pelas cirurgias. O Departamento conta ainda com serviço de radiologia odontológica e tratamento ortodôntico.