Campos ultrapassou a marca de 200 mil pessoas que já receberam ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A informação é da Secretaria Municipal da Saúde, que trabalha diariamente para acelerar a vacinação no município e, para isso, adotou estratégia de imunizar por faixa etária, além de seguir vacinando os grupos prioritários, conforme determinação do Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. A imunização atualmente chegou à faixa etária de 39 ou mais.
O total de 203.012 pessoas vacinadas compreende aqueles que receberam a primeira dose da vacina que é de 196.918 e outras 6.094 que tomaram a dose única da Jassen até segunda-feira (12). Isso significa que 60% da população adulta de Campos já receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Já o total de pessoas que tomaram as duas doses da vacina é de 83.400, ou seja, 17,51% da população adulta está completamente imunizada.
“Esse é um número expressivo e muito importante. Campos continua na frente e está com compromisso total de imunizar a população, acelerando cada vez mais o processo de vacinação. São 17,51% da população que já está completamente vacinada com as duas doses, então eu considero que isso é a garantia da situação em que nós estamos vivendo”, disse o secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde, Adelsir Barreto.
Para o secretário, a vacinação resultou em grandes benefícios à população campista como, por exemplo, o nível de flexibilização das atividades econômicas e sociais que é a fase verde, a redução no número de ocupação de leitos, tanto UTI quanto clínica médica, que resultaram na queda de internações por Covid-19, entretanto, ressalta que é preciso manter a vigilância. “Isso é bastante importante para as flexibilizações no contexto da economia, mas precisamos continuar usando máscara, estar atentos quanto ao isolamento e evitar aglomeração porque se continuarmos assim a expectativa é de que a gente termine o ano completamente livres se Deus quiser”, disse.
No último dia 8, o município já havia atingido a marca de 56,46 % da população adulta maior de 18 anos vacinada contra a Covid-19 com a primeira dose e 23,81% com a segunda dose, ficando à frente dos índices do Estado do Rio, que havia vacinado 34,20% com a primeira dose e 12,70% com a segunda. A cidade também está na frente do país, que imunizou 49,50% com a primeira e 13,30% com a segunda dose. Os dados são baseados no Consórcio de Veículos de Imprensa.
“Conseguimos acelerar a aplicação de primeira dose por idade, das pessoas com comorbidades e deficiências intelectuais. Também tivemos boa adesão da população e chegamos a vacinar quase 6 mil pessoas por dia, o que para uma cidade do tamanho de Campos é um excelente resultado. Se nós recebermos o imunizante, conseguiremos até o final de agosto vacinar toda a população adulta com 18 anos, pelo menos com a primeira dose ”, avaliou o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou em 20 de janeiro, somente com a CoronaVac. Atualmente, o município dispõe de quatros imunizantes diferentes, sendo um de dose única. “Estamos praticamente há 180 dias vacinando, porém começamos com índice baixo de vacina disponível, as remessas eram pequenas e só agora estão aumentando. Creio que o percentual será um pouco maior daqui pra frente. Esperamos chegar até dezembro com toda a população imunizada com as duas doses e que o Natal seja numa condição melhor, de podermos conviver uns com os outros de forma mais livre, menos tensa em relação à vigilância”, completou Barreto.