Notícia no detalhe
Educação em concurso nacional de contadores de histórias
Campos foi um dos 3 mil municípios escolhidos para participar do Projeto “Contadores de Histórias Encantadas”, numa parceria do Ministério da Cultura, Ampla, Secretaria Municipal de Educação e Biblioteca Municipal Nilo Peçanha. O projeto “Contadores de Histórias Encantadas” consiste num concurso nacional de escrita e narração de histórias por alunos do 4? ou 5? ano do ensino fundamental. Os professores destas turmas da rede municipal de ensino já começaram a receber as fichas de inscrição que deverão ser entregues até a primeira quinzena de março.
As escolas inscritas vão receber um DVD com uma aula virtual para os professores, um livro com 16 propostas de atividades simples e criativas para serem desenvolvidas em sala de aula, 25 fichas com histórias brasileiras para serem utilizadas no desenvolvimento das atividades propostas e um cartaz com sugestões de leitura para o público infanto-juvenil. Campos faz parte da região que vai de Angra dos Reis, passando por São Gonçalo e Magé a Itaperuna e vai concorrer com escolas do Ceará, Goiás e do Sul.
Na segunda quinzena de março será feita a capacitação presencial com os professores. Em abril as produções das crianças começarão a ser enviadas. O prazo para o envio das produções termina no dia 12 de agosto. Em novembro sairá o resultado que vai contemplar as escolas dos autores das 30 melhores histórias com kit’s multimídias (data show, notebook e tela para projeção) e câmeras digitais.
As histórias selecionadas por um júri especializado vão integrar o livro “Contadores de Histórias Encantadas”, que vai ser lançado em dezembro e vai ser distribuído gratuitamente em escolas e bibliotecas de todo o Brasil. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-772969 ou pelo e-mail: contato@contadoresdehistoriasencantadas.com.br.
- As nossas parcerias com a Ampla têm dado resultados excelentes, principalmente porque os projetos desenvolvidos pela Ampla são voltados para atividades lúdicas, como a de contação de histórias, que valorizam a aprendizagem em sala de aula. Temos trabalhado com a Ampla há algum tempo, como no Projeto Cultura sobre Rodas e o Consciência Cultural. Este ano, de uma forma mais ampliada, já aprovamos o projeto de primeira”, informou a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18