O vice-prefeito Frederico Paes participou na noite desta terça-feira (03), na Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), de reunião preparatória para apresentação de projeto macro do desenvolvimento regional ao governador Cláudio Castro, com iniciativas de perfil estrutural, legislativo e diversificado. O Projeto Fênix, desenvolvido desde março de 2021 com representantes da iniciativa privada, administração municipal, instituições do setor produtivo, associações, sindicatos e universidades, vai ser entregue ao governador em sua visita a Campos na próxima sexta-feira (06), feriado municipal, Dia do Padroeiro de Campos, Santíssimo Salvador.
O vice-prefeito Frederico Paes representou o prefeito Wladimir Garotinho, que manteve nesta terça agenda oficial no Rio de Janeiro com o governador Cláudio Castro. Participaram pelo município ainda os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, e o de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior.
Frederico destacou que o prefeito Wladimir gostaria de estar presente no encontro e elogiou o perfil de participação das instituições do setor produtivo, importante para recuperar o tempo perdido na retomada da economia, lembrando que ele mesmo, como produtor rural e presidente de uma cooperativa agroindustrial, a Coagro, foi convidado a integrar a chapa eleita em 2020 para reforçar a valorizar esse perfil.
O vice-prefeito Frederico Paes observou o papel da agricultura na construção das iniciativas previstas no Projeto Fênix. “Toda região desenvolvida do país tem uma agricultura e pecuária fortes, pujantes. E a nossa região foi vendo a agricultura perder força ao longo de 40 anos, mas houve guerreiros, como os sindicatos, as instituições, as universidades, que insistiram e brigaram por nossa agricultura. O projeto, apesar de amplo, sem deixar nenhum setor de lado, luta por uma agricultura mais forte e isso é fundamental. Quero registrar aqui que o prefeito Wladimir colocou a administração municipal à disposição para apoiar a continuidade do projeto porque tão importante quanto colocar no papel é dar sequência”, declarou o vice-prefeito Frederico Paes.
O Fênix foi dividido em blocos de iniciativas: 22 projetos estruturantes, sendo que 16 deles relacionados à Agricultura; 04 projetos legislativos, sendo destes 02 ligados à Agricultura; e 16 projetos diversificados, sendo 14 deles relacionados à Agricultura.
Entre as iniciativas previstas no Projeto Fênix um destaque é o projeto de lei de mudança climática regional, e que tramita no Congresso Nacional, apresentado pelo então deputado federal Wladimir Garotinho. A luta por um projeto de lei que reconheça o perfil de mudança climática regional começou com um movimento de instituições como a Asflucan, a Uenf e a UFFRJ em 2019, em movimento que contou com a participação de Frederico Paes, como presidente da Coagro, que coordenou as discussões e que participou de encontro com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sobre o tema.
Entre os projetos estruturantes, há iniciativas que têm sido defendidas pelo prefeito Wladimir Garotinho no processo de parceria com o governo do estado, como investimentos no processo de irrigação; recuperação, dragagem e limpeza dos canais da Baixada Campista; a recuperação permanente de estradas vicinais para a produção rural; programa de regularização fundiária; incentivo à produção de hortifrutigranjeiros; entre outras.