Notícia no detalhe
Educação inscreve para Programa Brasil Alfabetizado
A Secretaria Municipal da Educação está com inscrições abertas para formar novas turmas para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O programa é do governo federal, desenvolvido em parceria com os estados e municípios. Em virtude de mudanças administrativas nas coordenações, o programa do estado foi suspenso em Campos. As novas inscrições do município têm como finalidade amparar os alunos que eram atendidos pelo estado.
A coordenadora do PBA, em Campos, Margareth Moreira Manhães, recebeu no gabinete da secretaria uma turma de professores que faziam parte do programa pelo estado. Algumas já possuem turmas formadas e disseram que têm interesse em permanecer no programa. Margareth informou que, em virtude da suspensão do PBA no estado, ela entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) e o órgão autorizou abertura de novas turmas no município.
- Os professores do estado que estiverem interessados em fazer parte do programa pelo município deverão se desvincular do estado. Para fazer o cancelamento, eles deverão procurar a coordenadoria ou buscar informações com o seu supervisor. Estamos recebendo novas inscrições até sexta-feira (25). Os interessados em alfabetizar deverão apresentar cópia dos documentos pessoais, comprovante de 2º grau, preferencialmente, de formação de professores - informa a coordenadora do PBA.
Segundo Margareth, em virtude da previsão que o município fechou com o Ministério da Educação no ano passado, em março, será aberto um número reduzido de turmas, “mas estamos fazendo contato com o MEC para fazermos uma adesão maior a partir de julho. Os interessados em alfabetizar, podem ir formando suas turmas e procurar a coordenação do PBA do município, que funciona na sede da secretaria de Educação, na Praça Cinco de Julho nº 60, Centro”.
Alfabetização universalizada - O principal objetivo do PBA é universalizar a alfabetização para jovens e adultos acima de 15 anos. A Secretaria Municipal de Campos possui, atualmente, 117 alfabetizadores do PBA e cerca de 1.280 pessoas sendo alfabetizadas. Para fazer parte do programa, os alfabetizadores deverão formar turmas de, no máximo, 15 alunos na zona urbana e 10 na rural. A carga horária semanal é de oito horas. As aulas poderão ser realizadas em escolas públicas, associações de moradores, igrejas etc.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 17:39:34 Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
- 10/01/2025 16:50:51 Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
- 10/01/2025 16:15:36 MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
- 10/01/2025 15:44:31 Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
- 10/01/2025 13:55:26 Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
1001 16h50Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
1001 16h15MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
1001 15h44Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
1001 13h55Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6IPTU 2025: Guias para pagamento podem ser emitidas a partir desta sexta-feira