Notícia no detalhe
Educação inscreve para Programa Brasil Alfabetizado
A Secretaria Municipal da Educação está com inscrições abertas para formar novas turmas para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O programa é do governo federal, desenvolvido em parceria com os estados e municípios. Em virtude de mudanças administrativas nas coordenações, o programa do estado foi suspenso em Campos. As novas inscrições do município têm como finalidade amparar os alunos que eram atendidos pelo estado.
A coordenadora do PBA, em Campos, Margareth Moreira Manhães, recebeu no gabinete da secretaria uma turma de professores que faziam parte do programa pelo estado. Algumas já possuem turmas formadas e disseram que têm interesse em permanecer no programa. Margareth informou que, em virtude da suspensão do PBA no estado, ela entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) e o órgão autorizou abertura de novas turmas no município.
- Os professores do estado que estiverem interessados em fazer parte do programa pelo município deverão se desvincular do estado. Para fazer o cancelamento, eles deverão procurar a coordenadoria ou buscar informações com o seu supervisor. Estamos recebendo novas inscrições até sexta-feira (25). Os interessados em alfabetizar deverão apresentar cópia dos documentos pessoais, comprovante de 2º grau, preferencialmente, de formação de professores - informa a coordenadora do PBA.
Segundo Margareth, em virtude da previsão que o município fechou com o Ministério da Educação no ano passado, em março, será aberto um número reduzido de turmas, “mas estamos fazendo contato com o MEC para fazermos uma adesão maior a partir de julho. Os interessados em alfabetizar, podem ir formando suas turmas e procurar a coordenação do PBA do município, que funciona na sede da secretaria de Educação, na Praça Cinco de Julho nº 60, Centro”.
Alfabetização universalizada - O principal objetivo do PBA é universalizar a alfabetização para jovens e adultos acima de 15 anos. A Secretaria Municipal de Campos possui, atualmente, 117 alfabetizadores do PBA e cerca de 1.280 pessoas sendo alfabetizadas. Para fazer parte do programa, os alfabetizadores deverão formar turmas de, no máximo, 15 alunos na zona urbana e 10 na rural. A carga horária semanal é de oito horas. As aulas poderão ser realizadas em escolas públicas, associações de moradores, igrejas etc.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Café reúne artesãos para celebrar o Dia Nacional das Artes