Notícia no detalhe
Telecovid Campos amplia linhas telefônicas para tirar dúvidas sobre o coronavírus
A central de atendimento, em operação desde o dia 14 de junho deste ano, funciona 12h por dia, das 7h às 19h, no Núcleo de Controle e Avaliação, em frente à sede da secretaria
O Telecovid Campos, criado pela Secretaria Municipal de Saúde, conta agora com mais duas linhas telefônicas, totalizando cinco, para tirar dúvidas sobre o coronavírus. A central de atendimento, em operação desde o dia 14 de junho deste ano, funciona 12h por dia, das 7h às 19h, no Núcleo de Controle e Avaliação, em frente à sede da secretaria.
Por meio dos telefones (22) 98179-3377, (22) 98175-1355, (22) 98168-6852; (22) 98179-4848 e (22) 98179-3666, os atendentes, que são profissionais capacitados, buscam ajudar pacientes com possíveis sintomas da Covid-19, orientando sobre medidas de precaução e locais de atendimento.
Segundo a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, devido ao aumento no número de ligações, houve a necessidade de disponibilizar mais duas linhas telefônicas. A central já recebeu mais de 12 mil ligações desde o lançamento.
A coordenadora do Telecovid, enfermeira Ivanir Ferreira Cabral, disse que, em média, a central recebe 230 ligações por dia. “Temos uma equipe multidisciplinar, formada por médico assistente, técnico e auxiliar de enfermagem, além de um enfermeiro que supervisiona os atendimentos”, afirmou. Ivanir pede às pessoas que fiquem atentas aos primeiros sinais dos sintomas.
”Muitos ligam e não sabem informar ao certo quando os sintomas começaram. A falta dessa informação acaba atrapalhando o agendamento do teste, porque ficamos sem saber se agendamos o antígeno (nasofaringe) ou o sorológico”. O antígeno deve ser feito preferencialmente entre o 4º e 7º dia dos sintomas, enquanto a sorologia entre o 8º e o 13º dia de sintomas.
Ivanir disse que o teste é agendado de um dia para o outro e não no mesmo dia em que a pessoa liga para a central. Além disso, segundo ela, o atendente que agenda o teste passa a acompanhar a pessoa, ligando inclusive depois para saber se testou positivo. “Se a resposta for afirmativa, esse paciente será monitorado pelo mesmo atendente durante os 14 dias de isolamento”.
A enfermeira esclareceu ainda que a central não faz agendamento para a vacinação contra a Covid. “Recebemos muitas ligações de pessoas falando que não tomaram a vacina na data da sua faixa etária e perguntando em qual posto elas podem ir”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/09/2025 11:03:54 Divulgado fluxograma para cirurgias de vesícula, hérnia, catarata e revascularização
- 06/09/2025 07:17:36 Prefeito Wladimir prestigia abertura do 13º Festival de Petiscos de Farol
- 05/09/2025 16:42:41 IMTT determina reforço no transporte público para Farol durante Festival de Petiscos
- 05/09/2025 16:34:15 Gêmeos realizam doação de sangue juntos no Dia dos Irmãos
- 05/09/2025 16:25:34 Limpeza Pública atua com equipe especial no 13º Festival de Petiscos em Farol
Divulgado fluxograma para cirurgias de vesícula, hérnia, catarata e revascularização
0609 07h17Prefeito Wladimir prestigia abertura do 13º Festival de Petiscos de Farol
0509 16h42IMTT determina reforço no transporte público para Farol durante Festival de Petiscos
0509 16h34Gêmeos realizam doação de sangue juntos no Dia dos Irmãos
0509 16h25Limpeza Pública atua com equipe especial no 13º Festival de Petiscos em Farol
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira