Notícia no detalhe
Telecovid Campos amplia linhas telefônicas para tirar dúvidas sobre o coronavírus
A central de atendimento, em operação desde o dia 14 de junho deste ano, funciona 12h por dia, das 7h às 19h, no Núcleo de Controle e Avaliação, em frente à sede da secretaria
O Telecovid Campos, criado pela Secretaria Municipal de Saúde, conta agora com mais duas linhas telefônicas, totalizando cinco, para tirar dúvidas sobre o coronavírus. A central de atendimento, em operação desde o dia 14 de junho deste ano, funciona 12h por dia, das 7h às 19h, no Núcleo de Controle e Avaliação, em frente à sede da secretaria.
Por meio dos telefones (22) 98179-3377, (22) 98175-1355, (22) 98168-6852; (22) 98179-4848 e (22) 98179-3666, os atendentes, que são profissionais capacitados, buscam ajudar pacientes com possíveis sintomas da Covid-19, orientando sobre medidas de precaução e locais de atendimento.
Segundo a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, devido ao aumento no número de ligações, houve a necessidade de disponibilizar mais duas linhas telefônicas. A central já recebeu mais de 12 mil ligações desde o lançamento.
A coordenadora do Telecovid, enfermeira Ivanir Ferreira Cabral, disse que, em média, a central recebe 230 ligações por dia. “Temos uma equipe multidisciplinar, formada por médico assistente, técnico e auxiliar de enfermagem, além de um enfermeiro que supervisiona os atendimentos”, afirmou. Ivanir pede às pessoas que fiquem atentas aos primeiros sinais dos sintomas.
”Muitos ligam e não sabem informar ao certo quando os sintomas começaram. A falta dessa informação acaba atrapalhando o agendamento do teste, porque ficamos sem saber se agendamos o antígeno (nasofaringe) ou o sorológico”. O antígeno deve ser feito preferencialmente entre o 4º e 7º dia dos sintomas, enquanto a sorologia entre o 8º e o 13º dia de sintomas.
Ivanir disse que o teste é agendado de um dia para o outro e não no mesmo dia em que a pessoa liga para a central. Além disso, segundo ela, o atendente que agenda o teste passa a acompanhar a pessoa, ligando inclusive depois para saber se testou positivo. “Se a resposta for afirmativa, esse paciente será monitorado pelo mesmo atendente durante os 14 dias de isolamento”.
A enfermeira esclareceu ainda que a central não faz agendamento para a vacinação contra a Covid. “Recebemos muitas ligações de pessoas falando que não tomaram a vacina na data da sua faixa etária e perguntando em qual posto elas podem ir”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/12/2024 10:17:47 Unidades de urgência e emergência garantem atendimento no Natal e Ano Novo
- 23/12/2024 10:07:19 Divulgado gabarito final do processo seletivo da Educação, após recursos
- 23/12/2024 09:29:07 Município de Campos em ascensão no mapa do Turismo do Brasil
- 23/12/2024 08:58:54 Saúde com esquema de vacinação nas semanas de Natal e Ano Novo em Campos
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
Unidades de urgência e emergência garantem atendimento no Natal e Ano Novo
2312 10h07Divulgado gabarito final do processo seletivo da Educação, após recursos
2312 09h29Município de Campos em ascensão no mapa do Turismo do Brasil
2312 08h58Saúde com esquema de vacinação nas semanas de Natal e Ano Novo em Campos
2212 09h30Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro