Notícia no detalhe
Telecovid Campos amplia linhas telefônicas para tirar dúvidas sobre o coronavírus
A central de atendimento, em operação desde o dia 14 de junho deste ano, funciona 12h por dia, das 7h às 19h, no Núcleo de Controle e Avaliação, em frente à sede da secretaria
O Telecovid Campos, criado pela Secretaria Municipal de Saúde, conta agora com mais duas linhas telefônicas, totalizando cinco, para tirar dúvidas sobre o coronavírus. A central de atendimento, em operação desde o dia 14 de junho deste ano, funciona 12h por dia, das 7h às 19h, no Núcleo de Controle e Avaliação, em frente à sede da secretaria.
Por meio dos telefones (22) 98179-3377, (22) 98175-1355, (22) 98168-6852; (22) 98179-4848 e (22) 98179-3666, os atendentes, que são profissionais capacitados, buscam ajudar pacientes com possíveis sintomas da Covid-19, orientando sobre medidas de precaução e locais de atendimento.
Segundo a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, devido ao aumento no número de ligações, houve a necessidade de disponibilizar mais duas linhas telefônicas. A central já recebeu mais de 12 mil ligações desde o lançamento.
A coordenadora do Telecovid, enfermeira Ivanir Ferreira Cabral, disse que, em média, a central recebe 230 ligações por dia. “Temos uma equipe multidisciplinar, formada por médico assistente, técnico e auxiliar de enfermagem, além de um enfermeiro que supervisiona os atendimentos”, afirmou. Ivanir pede às pessoas que fiquem atentas aos primeiros sinais dos sintomas.
”Muitos ligam e não sabem informar ao certo quando os sintomas começaram. A falta dessa informação acaba atrapalhando o agendamento do teste, porque ficamos sem saber se agendamos o antígeno (nasofaringe) ou o sorológico”. O antígeno deve ser feito preferencialmente entre o 4º e 7º dia dos sintomas, enquanto a sorologia entre o 8º e o 13º dia de sintomas.
Ivanir disse que o teste é agendado de um dia para o outro e não no mesmo dia em que a pessoa liga para a central. Além disso, segundo ela, o atendente que agenda o teste passa a acompanhar a pessoa, ligando inclusive depois para saber se testou positivo. “Se a resposta for afirmativa, esse paciente será monitorado pelo mesmo atendente durante os 14 dias de isolamento”.
A enfermeira esclareceu ainda que a central não faz agendamento para a vacinação contra a Covid. “Recebemos muitas ligações de pessoas falando que não tomaram a vacina na data da sua faixa etária e perguntando em qual posto elas podem ir”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/06/2024 13:41:28 Ação na praça de conscientização sobre a doença falciforme
- 30/06/2024 12:57:50 Recesso escolar: de 8 a 19 de julho com atendimento ao público garantido
- 30/06/2024 11:14:38 Pesquisadores podem agendar visita ao Arquivo Público Municipal
- 30/06/2024 10:58:27 Moradores aprovam praça de Campo Novo entregue nesse sábado
- 30/06/2024 09:27:34 Alunos dos cursos de “Movimentação de Carga” e “Homem de Área” com aulas práticas
Ação na praça de conscientização sobre a doença falciforme
3006 12h57Recesso escolar: de 8 a 19 de julho com atendimento ao público garantido
3006 11h14Pesquisadores podem agendar visita ao Arquivo Público Municipal
3006 10h58Moradores aprovam praça de Campo Novo entregue nesse sábado
3006 09h27Alunos dos cursos de “Movimentação de Carga” e “Homem de Área” com aulas práticas
Fundação Municipal de Saúde abre inscrições para cadastro de substituição
2Guarda Municipal realiza remoção de veículos abandonados em vias públicas
3Servidores recebem nesta sexta com adiantamento da primeira parcela do 13º
4Aberto prazo para recurso do Processo Seletivo para Agente de Combate a Endemias
5Semana do Meio Ambiente: Prefeito lança Parque Ecológico Urbano e Vias Verdes
6Listagem definitiva para o curso de formação para Auditor Fiscal é divulgada